Pesquisar
Close this search box.

Em uso

Em uso

As eleitas de hoje são três palavras que estão muito em uso. Aliás, percebo que algumas pessoas valem-se delas, mas não sabem, ao certo, o que significam. Intuição vai bem em diversas áreas da vida, mas se você tiver um bom dicionário a mão é melhor consultá-lo em vez de ficar no achismo.

EMPODERAMENTO

Notem que algumas palavras ou expressões transformam-se, de tempo em tempo, em verdadeiras “vedetes linguísticas”, isto é, ficam em evidência, voltando ao uso. Uma das que está em voga é “empoderamento”. Não sei se notaram que tal vocábulo tem aparecido com frequência nos meios de comunicação. Mas o que ao certo ele significa? Bem, trata-se de um neologismo, já dicionarizado, criado pelo célebre educador brasileiro Paulo Freire, e advém do inglês empowerment. São diversos os significados constantes no dicionário, mas mencionarei aqui um deles, para despertar a curiosidade de vocês. “Empoderamento. 1. Ação, processo ou efeito de empoderar(-se)”. O sentido que mais tem se usado na mídia é o do “empoderamento da mulher”.

IMUNIDADE

Com a chegada do indesejável novo coronavírus, e com ele a covid-19, a palavra “imunidade” volta e meia é ouvida pelos quatro cantos do mundo, sim porque estamos imersos em uma pandemia, algo global mesmo. Vejamos o que o Dicionário Aurélio nos traz acerca desse vocábulo. “Imunidade. s.f. 01. Condição de não ser sujeito a algum ônus ou encargo; isenção. 02. Imun. Resistência natural ou adquirida de um organismo vivo a um agente infeccioso ou tóxico. 03. Jur. Direitos, privilégios ou vantagens pessoais de que alguém desfruta por causa do cargo ou função que exerce.” Para nós interessa o significado acima de número 02, pois se refere à medicina, particularmente, à imunologia (Imun.).

ACESSIBILIDADE

Trata da inclusão de pessoas com algum tipo de necessidade especial, seja motora ou de outra natureza, em espaços urbanos. A adaptação dos edifícios objetiva eliminar barreiras ao acesso dessas pessoas e, assim, garantir conforto e segurança para que consigam usufruir dos benefícios desses lugares. O tema acessibilidade é centro de debates na área de arquitetura e urbanismo. Mas a “acessibilidade” vai além e, tal substantivo pode ser usado, inclusive, na seara da educação. Consultemos novamente o Aurélio e foquemos no significado que segue: “03. Educ. Condição de acesso aos serviços de informação, documentação e comunicação, por parte de portadores de necessidades especiais.” Fica a dica.

Joyce Tino

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar