22 de abril de 2021

Em Manaus, Detran-AM flagra 73 pela Operação Lei Seca

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), tem realizado ações de fiscalização voltadas a condutores que consomem bebidas alcoólicas. Desde a noite da última sexta-feira (18/12) até o domingo (20/12), 73 pessoas foram flagradas pela Lei Seca, sendo que 54 testaram positivo no bafômetro e 19 se recusaram a fazer o teste.

Na noite de sexta, a operação do Detran-AM percorreu as ruas do conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul da capital. Lá, 17 condutores foram pegos no teste do bafômetro e cinco se recusaram a fazê-lo, mas todos foram autuados com base na Lei Seca. Além disso, 18 pessoas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida e quatro veículos acabaram removidos.

Dentre os flagrantes registrados nessa noite está o de duas idosas de 70 anos, que fugiram do bloqueio da Lei Seca e quase atropelaram um batedor do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran). Elas foram detidas, e o teste do bafômetro confirmou que a condutora estava embriagada. As duas foram encaminhadas à delegacia.

No episódio, a condutora do veículo desobedeceu à ordem de parada do policial e avançou contra a blitz do Neot montada na rua Rio Madeira, no Vieiralves.

“A condutora derrubou a motocicleta do batedor e, após perseguição, os agentes conseguiram parar o automóvel. Foi verificado que havia duas idosas no veículo, e a condutora apresentava sinais de embriaguez. Após constatação de alcoolemia, no teste do bafômetro, a motorista foi encaminhada para o 1º Distrito Integrado de Polícia”, relatou o coordenador-geral do Neot, Victor Mansur.

Duas idosas de 70 anos foram detidas após fugirem da blitz da Lei Seca – Detran-AM

Aeroporto e Tarumã

No sábado (19/12) as abordagens aconteceram na avenida Santos Dumont, próximo ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. No total, 67 autos de infração foram emitidos, sendo 27 por alcoolemia. Nessa noite, também, um motorista foi detido e encaminhado para o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), após se envolver em um acidente de trânsito por estar embriagado, o que foi confirmado pelo teste do bafômetro.

Na operação realizada no domingo (20/12), o foco foi a volta dos sítios e balneários. A fiscalização foi montada na rua das Florestas, bairro Tarumã, próximo a um parque aquático. Dez condutores foram flagrados no teste do bafômetro e dois se recusaram a fazê-lo. Ao todo, 39 pessoas foram autuadas por diversas irregularidades, das quais quatro geraram a remoção dos veículos.

Igarapés da cidade recebem serviços de limpeza

A Prefeitura de Manaus vem reforçando os mutirões de limpeza pública em diversos pontos na cidade e, esta semana, está atuando nos igarapés do Prosamim do bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, no do 40, e na Manaus Moderna, orla da Panair, ambos na zona Sul. Ao todo, 50 trabalhadores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) estão concentrados nos serviços de jardinagem, capinação e remoção de resíduos.

“Neste fim de mandato, o prefeito Arthur Virgílio Neto determinou que seja reforçada a limpeza em várias vertentes, inclusive de mutirões. Aliás, a limpeza pública, juntamente com a infraestrutura, é uma marca forte da sua gestão municipal”, destacou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.

Sobre os trabalhos desta semana, o secretário explicou que as equipes limpam as encostas do canal, o entorno do igarapé e o leito do rio. “São esforços diários para buscar reduzir a pressão do lixo sobre as nossas águas. Um trabalho feito a várias mãos, não só por nossos servidores, mas pela comunidade que é ponto fundamental na preservação desses leitos de rio”, mencionou.

No local também foi realizada uma desarticulação de lixeira viciada, que já durava alguns anos, e foi transformada em jardim comunitário. Para o comerciante Diego Barros, era uma situação que dava muita dor de cabeça aos moradores. “A comunidade parou de jogar lixo nos igarapés, mas em compensação se acostumou com a lixeira viciada, o que era um outro problema, porque quando chovia todo aquele lixo ia para o igarapé de todo o jeito”, contou.

Para o subsecretário operacional da Semulsp, José Rebouças, tornar locais que antes eram uma lixeira viciada em jardins é uma ação que vem dando certo. “É uma estratégia da prefeitura implantar jardins em locais que vinham sendo pontos de lixo. A proposta tem dado certo e o resultado é um ambiente melhor e mais agradável para todos, o que ajuda nos processos de conscientização ambiental da comunidade”, concluiu.

O barbeiro Ronaldo Miranda, morador da rua da Independência, do bairro Alvorada, explicou que a limpeza no local está melhor e torce para que a prefeitura consiga êxito no combate às lixeiras viciadas e na limpeza dos rios. “Vejo que há uma conscientização maior com relação ao cuidado com o lixo e com o ambiente onde se vive. Mas, ainda precisamos melhorar muito. Ainda vejo alguns vizinhos acumulando lixo no calçadão, mesmo tendo coleta todo dia. Então, espero que as pessoas ajudem a manter esse igarapé e o novo jardim limpos”, avaliou.

O diretor operacional de limpeza da Semulsp, Fábio Araújo, alertou que muitos objetos de grande porte são retirados dos igarapés todos os dias. “Em todos os igarapés que vamos realizar o serviço de limpeza, chegamos a retirar geladeiras, sofás e outros objetos que não deveriam ser jogados na água. Nós sempre estamos informando os dias de mutirões nos bairros para que esse tipo de produto seja descartado de forma correta, além do nosso serviço de coleta de grandes objetos que é gratuito”, destacou

O cidadão que precisa se desfazer de objetos grandes, como eletrodomésticos e móveis, pode solicitar a coleta agendada via mensagens de WhatsApp pelos números: 98415-9563 e 98459-5618. Gratuito à população, o trabalho é realizado pelas concessionárias Marquise e Tumpex.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email