Pesquisar
Close this search box.

Em busca de alternativas

Em busca de alternativas

O secretário de Fazenda, em exercício, Dario Paim, reuniu-se com representantes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas, Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, Associação Comercial do Amazonas e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas para discutir alternativas de minimizar as perdas com a interrupção das atividades produtivas não essenciais. Durante o encontro, os empresários apresentaram um documento contendo várias solicitações, que deverão ser analisadas pelos técnicos e encaminhadas ao governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), para a sua apreciação. O secretário em exercício alertou que, neste momento, o Estado encontra-se numa posição de frágil equilíbrio. Mesmo tendo apurado acima do projetado para o orçamento de 2020, o montante excedente vem sendo aplicado na compra de insumos e contratação de pessoal para tratar os contaminados pelo novo coronavírus (Covid-19).

SOCORRO

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos e Conselho Municipal de Cultura manifestaram solidariedade a todos os artistas das diferentes áreas culturais que estão em tratamento contra a Covid-19 e anunciaram a criação de uma comissão que vai atuar com ações de assistência emergencial, direcionadas a esse público.

expoetações

EXPORTAÇÕES

Mesmo apresentando queda de -0,99% em comparação ao mês de novembro de 2019 e de -6,97% em relação a outubro de 2020, as exportações no estado do Amazonas, no mês de novembro de 2020, alcançaram as cifras de US$ 79,42 milhões. É o que apontam os dados da última Balança Comercial do Amazonas, referente ao último mês de novembro, elaborada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

SANITIZAÇÃO

Em prevenção à Covid-19, a Prefeitura de Manaus iniciou nesta semana os serviços de sanitização de áreas públicas com grande fluxo de pessoas. Os trabalhos começaram na noite desta quinta-feira, 7/1, na região central da cidade, e devem seguir para outros pontos da cidade. As ações executadas pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana de pulverização de solução de água com hipoclorito de sódio fazem parte de um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas desde o início da gestão.

TRÂNSITO ANIMAL

Em 2020, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas registrou a emissão de 34.377 Guias de Trânsito Animal, apesar das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. A GTA é documento obrigatório para o transporte intra e interestadual de animais, e sua emissão integra o conjunto de serviços essenciais que precisam ser mantidos pelo Governo do Estado, mesmo em face da crise sanitária. Em 2019 foram emitidas 43.609 GTAs.

CREDENCIADA

O Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia recebeu credenciamento como Unidade de Pesquisa pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. O aceite foi publicado no Diário Oficial da União no dia 31 de dezembro de 2020. Pela legislação brasileira, as empresas com contratos para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural devem investir 1% da receita bruta em PD&I. Parte deste investimento só pode ser realizado por instituições credenciadas pela ANP.

APOIO

Representantes da Prefeitura de Manaus participaram de uma reunião com o coordenador da organização mundial Médicos Sem Fronteiras no Brasil, Francesco Di Donna,  que deve apoiar o combate à Covid-19 na cidade. A reunião teve a participação de representantes do Fundo Manaus Solidária e da Secretaria Municipal de Saúde.

PÓS-GRADUAÇÃO

As inscrições para o curso de pós-graduação Amazon Rainforest Business foram prorrogadas até o dia 1º de março de 2021. A especialização, gratuita e pioneira no Brasil, visa gerar acesso a conhecimentos e técnicas de empreendedorismo e gestão, voltadas à constituição de negócios a partir do aproveitamento de recursos oriundos da floresta. A formação é promovida pela Rainforest Social Business School, da Universidade do Estado do Amazonas, primeira Escola de Negócios da Floresta Amazônica no Brasil.

NOVA DIRETORIA

Os avanços do audiovisual do Amazonas neste século, com filmes premiados em festivais ao redor do planeta e o surgimento de eventos em larga escala, como o Amazonas Film Festival, Matapi e Olhar do Norte, serão o foco da websérie “Terceiro Ciclo do Cinema Amazonas”. O projeto do Cine Set, site de cinema em atividade em Manaus há seis anos, estreia na quarta-feira (13), no YouTube.

FRASES

“Permaneci em Brasília, a conselho médico, em virtude de ser membro do grupo de risco e pelo fato de Manaus enfrentar um quadro caótico da pandemia do coronavírus, foi mais prudente continuar em isolamento social.” Átila Lins (Progressistas), deputado federal

david

“O grande problema é que não passam ônibus nessa rota, e as pessoas querem andar para frente.” David Almeida (Avante), prefeito de Manaus, sobre o terminal 6, inaugurado no final do ano passado

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar