Pesquisar
Close this search box.

Em busca da energia alternativa

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/09Setembro/15/energia%20solar%20209.jpg

O Amazonas faz parte da quarta região brasileira mais propícia à geração de energia solar, e o Estado está caminhando em passos acelerados para a implantação efetiva da política estadual de incentivo ao uso desta energia. Ontem, o Fórum Permanente de Energia do Amazonas se reuniu, em Manaus, e definiu questões importantes para o setor, com a apresentação de três propostas que visam alterar o cenário do uso da energia renovável no Estado: a implantação do Marco Legal, a Lei de Incentivos e a criação do Fundo de Investimentos. A adoção da matriz renovável é importante para que se cumpra os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O Marco Legal visa estimular a mudança da matriz energética do Estado, com segurança para o investidor e para o consumidor que estiver inserido nessa nova matriz.  Para essa nova matriz energética ser efetivamente implantada no Amazonas, é fundamental que se saiba que ações o Estado vai desenvolver para incentivar a atividade. O Fórum que também propôs a criação de um fundo, com linhas de investimentos e financiamentos de bancos públicos e privados, com alta abrangência. A Amazonas Energia, já sinalizou positivamente em relação aos investimentos no setor de energia fotovoltaica.

EMOÇÃO

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), se emocionou ao visitar ontem o interior do antigo hotel Cassina, onde assinou ordem de serviço para o restauro do prédio, um dos maiores ícones do apogeu do ciclo da borracha na região. “Manaus estava sem alma. Por isso, fico muito feliz em dizer que vou cumprir com meu papel de devolver essa parte tão importante de nossa história”, disse ele, sem esconder algumas lágrimas.

PRODUÇÃO

Governador Wilson Lima (PSC) assina hoje ato que beneficia produtores rurais, durante abertura oficial da III Feira de Agronegócios de uma Universidade privada. O Governo do Estado participa do evento com oferta de serviços e cursos para produtores rurais, além de contar com estande de exposição e serviços para o setor primário e uma edição especial da Feira de Produtos Regionais.

CHINESES

O superintendente adjunto de Operações da Suframa, Luciano Tavares, reuniu-se ontem com executivos da Zhangjiakou Longchi Technology, empresa de origem chinesa que atua no segmento de produção de baterias e energia limpa. Ele apresentou o programa de incentivos e saiu da conversa animado com a possibilidade de instalação da companhia no Polo Industrial de Manaus.

SUCESSO

Mais de 800 pessoas já se inscreveram no 2º Simpósio sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas, que será realizado pelo Tribunal de Contas do Amazonas no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, de 17 a 19 de outubro. A expectativa é que cerca de 1,5 mil pessoas participem do evento, que reunirá, em três dias, dezenas de personalidades nacionais e internacionais, entre elas o vice-presidente Hamilton Mourão.

SÍNODO

No próximo dia 2 de outubro, a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia da Câmara dos Deputados realizará Audiência Pública para debater o Sínodo da Amazônia, evento internacional organizado pela Igreja Católica para outubro deste ano, no Vaticano. É uma modalidade de assembleia instituída pelo Papa Paulo VI e assumida como uma prática metodológica participativa da Igreja desde 15 de setembro de 1965.

ORÇAMENTO

A Prefeitura de Manaus fará audiência pública para apresentação do projeto da Lei Orçamentária Anual e revisão do Plano Plurianual nesta hoje, a partir das 14h, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da Prefeitura de Manaus, Compensa, zona Oeste. As apresentações seguem até sexta-feira, dia 20, de 8h às 17h, no mesmo local. O evento é aberto ao público em geral.

ADESÃO

Com o tema “A força do setor que movimenta o Brasil”, o IV Fórum Nacional do Comércio terminou ontem em Brasília (DF). Entre os palestrantes, o ministro da Fazenda, Paulo Guedes; o secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Costa e o Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho. Parlamentares, presidentes de órgãos e instituições e representantes do setor empresarial do Amazonas compareceram ao evento, todos interessados em entender o que pensa hoje o Governo Federal.

CRIMES AMBIENTAIS

Em oito meses, a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente instaurou 51 inquéritos policiais para investigar crimes ambientais. No período, 312 denúncias foram investigadas e 229 Termos Circunstanciados de Ocorrências foram registrados. Dentre os crimes mais comuns, poluição sonora, desmatamento, pescado ilegal e maus-tratos a animais. Ao todo, foram realizadas oito grandes operações de fiscalização contra crimes ambientais e apreensões de material ilícito. 

FRASES

“É guerra que eles querem? É o que terão”. Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus, sobre boicote dos empresários de ônibus

“Vamos abrir pelo menos quatro grandes lojas em Manaus." Luciano Hang, o empresário da moda, que passou os últimos dois dias na cidade

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar