Elisabeth Valeiko fala sobre ações sociais da Prefeitura

Os reflexos do novo coronavírus ultrapassam a saúde pública e na área social têm causado grandes dificuldades financeiras, principalmente às pessoas mais vulneráveis. É neste momento que as ações emergenciais da Prefeitura de Manaus têm sido fortalecidas, envolvendo diversas estruturas, para garantir a subsistência desse público.

‘É hora de olhar com mais cuidado as pessoas. Nesse período em que o isolamento social é tão importante para diminuirmos a propagação do vírus, precisamos oferecer as condições necessárias para que a população, sobretudo a parcela menos favorecida, fique em casa, com saúde, mas também com segurança alimentar”, destacou a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, que também preside a Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo.

E as ações sociais do município ganharam diversas frentes, seja com a distribuição de cestas básicas, oferta de alimentação equilibrada em cinco Cozinhas Comunitárias, pagamento de bolsa e entrega de kits da alimentação escolar a alunos da rede municipal, auxílio emergencial a catadores e microempreendedores, até a ampliação do atendimento voltado para a população em situação de rua.

Além de quatro abrigos, sendo dois novos espaços provisórios criados para aumentar a oferta de atendimento, as pessoas em situação de rua também passaram a contar nos últimos dias com a instalação de pias públicas para que possam manter a higienização das mãos, uma das principais medidas preventivas à Covid-19. A medida foi viabilizada pela Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo em parceria com a concessionária Águas de Manaus.

Formada em Arquitetura e Urbanismo, a presidente da Comissão acompanhou a formulação do projeto, que possibilita o acionamento da água com o toque do joelho, em um dispositivo localizado na parte inferior da linha do abdômen, evitando o contato no registro da pia.

“Conversei com o prefeito Arthur Virgílio Neto sobre a ideia, que acolheu de imediato, e fomos em busca de parceiros. A Águas de Manaus entrou no apoio e, a partir disso, começamos a esboçar qual seria o projeto mais adequado e que melhor atenderia à população nesse momento. As pias estão acopladas em uma estrutura de alvenaria, com acionamento da água feito pelo joelho, possuem dispensador de sabão líquido e estão munidas com um cartaz informativo, de fácil entendimento, com o passo a passo da forma correta de higienizar as mãos”, detalhou Elisabeth Valeiko.

As pias já estão em funcionamento em quatro pontos do Centro Histórico de Manaus e, nos próximos dias, devem ser disponibilizadas 14 espaços públicos, como praças, feiras e nas imediações de viadutos.

Alimentação

A Prefeitura de Manaus mantém, diariamente, a alimentação de qualidade para mais 2 mil cidadãos em vulnerabilidade social e econômica. Essa é a média de atendimento em cinco Cozinhas Comunitárias e mais quatro espaços de atendimento às pessoas em situação de rua.

As Cozinhas Comunitárias estão localizadas nos bairros Colônia Oliveira Machado, Vila da Felicidade, Colônia Antônio Aleixo, Santo Agostinho e Val Paraíso. Todas são administradas pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e cada unidade fornece 200 refeições gratuitas, todos os dias, na hora do almoço. Do público atendido, 60% é da população que vive em situação de rua.

Outro equipamento de segurança alimentar da Prefeitura de Manaus é o Restaurante Popular, onde são servidas 500 refeições diárias, de segunda a sexta-feira, a partir de 11h30 até 12h45, no valor de R$ 1.

O atendimento aos moradores de rua também foi intensificado e, além do trabalho já desenvolvido no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) e no Serviço de Acolhimento Institucional Amine Daou Lindoso (SAI), a prefeitura agora conta com o Centro de Convivência Estadual do Idoso (Ceci) da Aparecida e, zona Sul, e o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, na Compensa, zona Oeste.

Nos espaços, eles recebem alimentação, entre café, almoço e janta, além de acompanhamento social e de saúde.

Fonte: Redação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email