Pesquisar
Close this search box.

Eletrobras patrocina 10º Jogos dos Povos Indígenas na cidade de Paragominas

Cerca de 1,3 mil atletas de 33 nações indígenas de todo o Brasil participam, de 31 de outubro a 7 de novembro, da 10ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que será realizada em Paragominas (PA) com o patrocínio da Eletrobrás. No evento, organizado pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, as modalidades esportivas estarão divididas em jogos ocidentais (futebol masculino e feminino) e jogos tradicionais, que valem premiação, além de jogos demonstrações, nos quais não há juízes ou prêmios.
Entre os jogos tradicionais, destacam-se o arco e flecha, o arremesso de lança, o cabo de força e a canoagem. Já nos jogos demonstrações há lutas corporais como a Huka-Huka, praticada pelos povos do Xingu, e a Iwo, praticada pelos Xavantes. A corrida de tora, o Kaipy (espécie de tiro com flechas), a Zarabatana e dois esportes similares ao futebol: o Katukaywa – no qual os joelhos fazem a vez dos pés – e o Xikunahaty – disputado com uma bola de látex, que só pode ser movida com a cabeça – também fazem parte dos jogos.
Com o lema “o importante não é ganhar e sim celebrar”, o 10º Jogos dos Povos Indígenas será promovidos no Parque Ambiental de Paragominas, onde será construída uma “aldeia olímpica” com 28 ocas. Além das modalidades esportivas, haverá apresentações de danças típicas e feiras de artesanato, pinturas corporais e culinária. São esperadas 50 mil pessoas nos oito dias de competição. No dia anterior à abertura dos jogos, será realizada a Cerimônia de Acendimento do Fogo Ancestral Indígena, representando a pira olímpica.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar