Pesquisar
Close this search box.

Eletroboi agita nosso domingo

A cantora Márcia Novo apresenta seu Eletroboi neste domingo, em live direto da ilha de Parintins. O evento Eletroboi, contemplado pela Lei Aldir Blanc, valoriza o protagonismo feminino representado nesse show por Márcia, Vanessa Alfaia, cantora e compositora da Amazônia e a indígena Samela Sateré-Mawé, liderança jovem que está à frente da Associação das Mulheres Indígenas Sateré-Mawé (Amism), convidadas para participar da apresentação.

O projeto Eletroboi traz sucessos das toadas na década de 90, de Arlindo Júnior, Klinger Araújo, Carrapicho, Carlinhos do Boi, Carlos Batata, Encanto Vermelho, Canto da Mata. 

Convidada para um bloco especial dedicado à questão indígena, a líder Samela Sateré-Mawé, além de participar com a consultoria sobre a abordagem correta do tema, vai fazer uma participação especial na Live Eletroboi.  Durante a Live Eletroboi 2021 serão arrecadadas doações, por meio de um QR Code, para o projeto “Vidas Indígenas Importam”. A live Eletroboi será realizada neste domingo (23), a partir das 19h30 no Kwati Club, em Parintins e terá aproximadamente 3 horas de duração. Será transmitida pelo canal no YouTube e na página do Facebook

Espaços culturais abertos para visitação

Foto: Divulgação

Neste fim de semana, o Teatro Amazonas e os centros culturais Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro abrem as portas para receber o público amazonense. O agendamento para sábado, 22/5, pode ser feito no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

No maior patrimônio histórico do Estado, do meio-dia às 17h, grupos de até dez pessoas vão entrar, a cada 45 minutos, pela porta principal e sair pelo acesso da rua 10 de Julho, para evitar aglomerações.

O roteiro de visitação inclui o Hall, Salão de Espetáculos, Saleta de Arquitetura e órgão eletrônico, maquete de Lego do Teatro Amazonas, Salão Nobre e varanda frontal, sala de exposição e camarim de época. Cada etapa tem entre três a cinco minutos, com exceção do Salão de Espetáculos, com tempo previsto de nove minutos.

Crianças até 10 anos, pessoas com deficiência e pessoas nascidas no Amazonas, mediante comprovação da naturalidade, têm entrada gratuita. Os demais visitantes pagam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue, militares e acompanhantes de pessoas com deficiência, mediante a apresentação de documentos.

Os roteiros dos centros culturais Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro também têm, no máximo, 30 minutos de duração. As visitas são realizadas das 9h às 15h, com acesso gratuito.

Alaídenegão lança show nas plataformas digitais 

Foto: Divulgação

O show de 13 anos de carreira da Alaídenegão, gravado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, entra na programação no dia 30 de maio, quando a banda amazonense lança novo produto nas plataformas de streaming, numa parceria com a ONErpm, ferramenta voltada para a distribuição digital de músicas. A apresentação vai ficar disponível no canal da Cauxi Produções no Youtube enquanto o acesso ao áudio pode ser pelo Spotify, Tidal, Apple Music e Deezer.

Segundo o guitarrista Rafael Ângelo, o show “Alaídenegão 13 Anos” tem, no roteiro, composições do grupo desde o início, em 2008, até o último CD, lançado em fevereiro deste ano, com o título “Cantos da Beira”. Ele destaca que a apresentação traz a participação de convidados, como Márcia Novo, Marcelo Nakamura, Clóvis Rodrigues, da Tucumanus; Milton, da Cabocrioulo; e Neuber Uchôa, de Roraima.

Davi Escobar adianta que, em duas horas de gravação, o repertório traz clássicos como “Banzeiro na Areia”, “Tecendo o Som”, “Macuxi Muita Onda”, “Minha Praia é a Lua”, “Batom na Cueca”, “Coumprida”, “Cio-Vá-Cruz”, “Zapata”, “Gata Garota” e “Toque dos Ancestrais”, além de “Aranha” e “Tabaquito” , do novo álbum da banda. 

Palestras virtuais na Semana de Museus

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismos e Eventos (Manauscult), promove, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 19ª edição da Semana Nacional de Museus, que será transmitida, até 23/5, pelas redes sociais do órgão – Instagram, @manauscult; e o canal Manauscult, do YouTube – com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

A temporada cultural acontece todo ano, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, cuja data é celebrada em 18/5, e tem como propósito mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo tema.

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), uma entidade que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A cada ano o Icom escolhe um tema específico para debater durante o Dia Internacional dos Museus.

Programação:

22/5 – Mercados históricos (YouTube – Manauscult)

23/5 – Grafismo indígena e seu futuro – Recuperar e reimaginar (YouTube – Manauscult)

As lives estão vivas

Ta com saudade das Lives? Se liga que a pandemia não acabou e ainda estamos com circulação reduzida em todo o Brasil. Para quem pode ficar em casa, tem muita atração: 

22 DE MAIO

14h às 22h – FESTIVAL RODA CULTURAL (COM MARCELO D2)

Onde: twitch.tv/marcelod2

16h – CULTURA NAS ESTAÇÕES

Atrações: Elba Ramalho, Preta Gil e Sandra de Sá

Onde: youtube.com/enelbrasil

19h30 – LEILA MARIA

Onde: youtube.com/TeatroRivalRefit

21h30 – ALCIONE + CRIOLO

Onde: YouTube | Multishow

21h30 – MARIENE DE CASTRO

Onde: culturaemcasa.com.br

23 DE MAIO

14h às 22h – FESTIVAL RODA CULTURAL (COM MARCELO D2)

Onde: twitch.tv/marcelod2

15h – BUENA VISTA, SOUL, JAZZ & BLUES FESTIVAL

Atrações: Carla Sceno + Fabi Metzker + O Delta

Onde: youtube.com/sionproducoes

16h – CULTURA NAS ESTAÇÕES

Atrações: Vanessa da Mata + Negra Li + Fernanda Abreu

Onde: youtube.com/enelbrasil

17h – HELIÓPOLIS & SIMONINHA CONVIDAM: GABRIEL MOURA E VERÔNICA FERRIANI

Onde: institutobaccarelli.org.br/inscricao-eventos

21h30 – “HAMLET CANCELADO” COM VINÍCIUS PIEDADE

Onde: culturaemcasa.com.br

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar