Pesquisar
Close this search box.

Elétrico é caminho sem volta

Elétrico é caminho sem volta

Uma pesquisa feita pela comunidade de veículos elétricos Zap-Map no Reino Unido, revela que mais de 90% dos motoristas de carros elétricos não estão dispostos a voltar para modelos a gasolina ou diesel no futuro. Menos de 1% dos participantes voltariam a ter um carro a gasolina ou diesel e 8% ficaram em dúvida.

O estudo, de novembro do ano passado, contou com 2 mil participantes. O resultado do levantamento mostra uma mudança no comportamento dos consumidores em favor de veículos que causam menos impacto no meio ambiente.

Cerca de 73% dos participantes da pesquisa revelam que estão dirigindo um carro elétrico pela primeira vez. Das 2 mil pessoas que responderam ao estudo, 52% compraram seus veículos elétricos no ano passado.

O crescimento desse segmento automotivo também está ligado à oferta cada vez maior de automóveis elétricos por diversas montadoras. A nota de satisfação dos motoristas também foi mais alta entre aqueles que têm carros elétricos. Esses veículos alcançaram 91 pontos na pesquisa, enquanto os modelos convencionais ficaram com apenas 72.

A lista de modelos com a maior nota de satisfação entre os ingleses inclui nomes como o Tesla Model 3 (com 96% de donos satisfeitos) e o Nissan Leaf, (um elétrico popular no Reino Unido, que tem índice de aprovação de 90%).

Mercado de carros elétricos em alta

Os resultados chegam em um momento de vendas recordes de veículos elétricos na indústria automotiva. Melanie Shufflebotham, cofundadora do Zap-Map, conta que as últimas pesquisas mostram “o forte e duradouro impacto de mudar para um veículo limpo. A evidência em favor dos carros elétricos cresce de forma convincente em cada uma das pesquisas, mesmo em um ano perturbador como 2020”.

Segundo Melanie, o desafio atual da indústria automotiva é conseguir aproveitar as vantagens e as oportunidades que o segmento de veículos elétricos oferece no momento. Uma das melhores formas de fazer isso é preparar as equipes de vendas para que consigam apresentar os benefícios dos carros elétricos para os consumidores.

Mudança sem volta

Rod Dennis, porta-voz da RAC, empresa britânica de serviços automotivos, diz que os resultados positivos mostram o crescimento repentino na transição dos motoristas para os veículos elétricos.

“Embora frequentemente seja um desafio convencer os proprietários de veículos a gasolina e diesel a mudar para um elétrico, esses dados mostram que, depois que faz isso, o consumidor raramente olha para trás. Isso também é uma notícia positiva para os fabricantes que têm investido fortemente em veículos elétricos e tecnologias mais limpas. Muitos motoristas de carros elétricos se preocupam com a autonomia, mas o número de pontos públicos de recarga está aumentando rapidamente”, comenta.

Para Dennis, a maioria das viagens e jornadas diárias com carros elétricos dificilmente vai passar da marca de centenas de quilômetros percorridos. O que significa que, para o uso cotidiano, um veículo elétrico pode ser uma opção limpa e econômica.

De acordo com ele, essas estatísticas devem continuar aumentando à medida que a indústria automotiva britânica se aproxima do encerramento da venda de carros a gasolina ou diesel até 2030.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar