Eleições em tempos de pandemia

A eleição de 2020 teve um componente diferente por conta da pandemia, depois da decisão da realização para 15 de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), criou o plano de segurança sanitária das eleições municipais com diversas regras a fim de evitar aglomerações.

As regras iniciavam desde treinamento remoto para mesários, presidentes de mesa e demais pessoas envolvidas no processo eleitoral, como horário diferenciado para idosos votarem, de 07h00 às 10h00, álcool gel disponível nas seções, distanciamento nas filas, uso de máscara obrigatório, orientação para o eleitor levar sua própria caneta, dispensa da biometria, orientação para aqueles que tiveram COVID-19 nos últimos 14 dias antes das eleições não compareçam e façam justificação posteriormente. 

Os candidatos difundiram amplamente estas informações através de seus canais de divulgação.

Para finalizar, selecionamos os 11 vereadores da lista dos 41, destacando suas principais propostas, como, infraestrutura de ramais, carros elétricos para taxistas, defesa do trabalhador e microempreendedores, planejamento familiar, defesa de crianças cardiopatas, fortalecimento da cadeia produtiva Amazônica, rotas turísticas para o setor gastronômico.

Peixoto – PTC – 2.450 votos. 

Antônio Peixoto é policial civil e foi eleito com 2.450 votos pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC). Com o lema, “trabalho e experiência”, o estreante na câmara dos vereadores tem propostas voltadas para infraestrutura da cidade de Manaus, mais precisamente nos ramais da área rural. Como o Programa PRORAMAIS que prevê a criação de uma comissão para revitalização destes ramais e vicinais, onde a má qualidade das estradas resulta em prejuízos para as comunidades, inclusive é um dos motivos para os fortes dados de evasão escolar na área rural metropolitana. 

Bessa – Solidariedade – 2.573 votos.

O Vereador Elissandro Bessa, foi reeleito para câmara municipal de Manaus, pelo SOLIDARIEDADE com 2.450 votos. Elissandro Bessa tem propostas para 2021 direcionados para a classe dos taxistas da capital, onde pretende viabilizar a chegada de carros elétricos para motoristas da cidade Manaus, dando assim mais competitividade e economia aos profissionais. Na câmara municipal o vereador fez um projeto de lei que diminuiu o valor dos impostos pagos pela classe dos taxistas, mototaxistas e motoristas do transporte escolar no munícipio de Manaus. 

Sassá da construção civil – PT – 3.023 votos.

Sassá da construção, Presidente do sindicato dos trabalhadores da construção civil, cearense, vereador reeleito pelo PT (Partido dos Trabalhadores), com 3.528 votos. Sassá apostou na continuidade do trabalho realizado na câmara municipal de Manaus, que se pauta na defesa dos direitos da classe dos trabalhadores da construção civil, tanto com bandeiras para o desenvolvimento e incentivo do setor de microempresários que estão diretamente ligadas com as comunidades e bairros, bem como trabalhando em prol das reivindicações da classe dos trabalhadores na cidade de Manaus.

Elan Alencar – PROS – 3.182 votos.

Elan Alencar com o lema, “Mudar e resolver”, foi eleito para o primeiro mandato na câmara municipal de Manaus pelo PROS, COM 3.182 votos. Elan Alencar é casado, tem 42 anos e é empresário da construção civil na zona norte da capital. Dentre as suas propostas estão projetos para apoiar as famílias no quesito planejamento familiar, ao mesmo tempo, ações para que sejam construídas mais creches nas zonas de Manaus, tendo em vista o crescimento da cidade, principalmente nos bairros da zona norte, onde encontra a sua maior representatividade eleitoral.

Dione Carvalho – PATRIOTAS – 3.919 votos.

Dione Carvalho, eleito pelo PATRIOTAS, com 3.919 votos protagonizou uma cena inusitada durante sua diplomação ocorrida no dia 18 de dezembro, no centro administrativo do Tribunal de justiça do estado do Amazonas. Rastejou em direção ao recebimento do seu diploma com um escudo vermelho e azul em referência ao capitão América, com os dizeres, “defensor das crianças cardiopatas do estado do Amazonas”, sendo esta uma das suas principais propostas, buscar apoio a esta causa, tendo em vista que é Presidente da Associação de crianças cardiopatas do Amazonas e a sua filha foi a primeira criança cardiopata no estado do Amazonas operada por uma ordem judicial.

Jander Lobato – PTB – 4.046 votos. 

Um dos novatos para a câmara de vereadores de Manaus, Jander Lobato do PTB, foi eleito com 4.046 votos. Jander é administrador de empresas, e tem como uma de suas propostas trabalhar em projetos que incentivem a criação de startups, com apoio técnico de espaço físico e linhas de crédito. Do mesmo modo pretende propor uma campanha para a criação campanhas e seminários para comerciantes de bairro, fortalecendo assim o empreendedorismo e logo a geração de mais empregos e renda dentro das comunidades na cidade de Manaus. 

Mitoso – PTB – 4.277 votos.

Luis Augusto Mitoso Junior tem 59 anos e foi eleito nas eleições de 2020 com 4.277 votos, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). É amazonense, advogado e jornalista, casado, é o atual presidente do time de futebol Manaus FC que está na terceira divisão do campeonato brasileiro. Além de trabalhar de ser reconhecido pelo trabalho feito no esporte foi por sua indicação a criação do programa Leite do meu filho, para segurança pretende propor projetos para melhoria e qualificação da guarda municipal do munícipio inclusive para que possam utilizar armas. 

Yomara Lins – PRTB – 4.278 votos.

Yomara Lins é advogada e foi eleita pelo PRTB com 4.278 votos, com trabalhos voltados para o campo sociais, Yomara tem como principal proposta a reestruturação do ensino fundamental com a inclusão de matérias que incentivem os alunos a terem uma base para o empreendedorismo principalmente com produtos da cadeia produtiva amazônica, e que também através destas disciplinas possam trazer consciência ambiental e social. Ainda nesta área pretende propor a criação da carreta do empreendedorismo nos bairros para que gerem emprego e renda dentro da própria comunidade.

Glória Carrate – PL – 4.299 votos.

Glória Carrate, tem 58 anos, já tem vasta experiência na câmara municipal de Manaus, pois em 2021 está indo para o seu 6º mandato. Maratonista e praticante de esporte a vereadora Glória Carrate pretende dar prosseguimento na atenção à saúde da população, principalmente os idosos. Foi através dela que o projeto de lei 877 que obriga a vacinação contra gripe em idosos em casa, desde que comprovadamente não possam se locomover, do mesmo modo esta vacinação também deve ser aplicada em abrigos, asilos e casas de repouso. A vereadora também é conhecida por diversos projetos sociais dentro das comunidades. 

Diego Afonso – PSL – 4.383 votos.

Vereador Reeleito pelo PSL com 4.383 votos, advogado, empresário, Diego Afonso já foi superintendente de habitação – SUHAB. Uma de suas propostas para o novo mandato é a destinação de emendas para o setor turístico da cidade de Manaus, como por exemplo a criação de um aplicativo chamado “rota gastronômica”, que servirá tanto para quem chega em Manaus e busca conhecer a culinária local, como também para moradores, o objetivo é fortalecer e aquecer o setor econômico local.

Everton Assis – PSL – 4.859 votos.

Com o slogan, “trabalhando por uma Manaus melhor e para todos”, Everton Asssis, 46 anos foi reeleito pelo PSL com 4.859 votos. A aposta do vereador é na continuidade dos trabalhos e projetos que vem realizando ao longo dos anos na câmara dos vereadores de Manaus, em áreas como saúde como o projeto de lei 137/2019 que estabelece uma campanha permanente de prevenção as doenças ocupacionais dos profissionais da educação e principalmente educação. Everton Assis tem um projeto em tramitação que proíbe a venda de seringas descartáveis a menores de 18 anos que minimiza jovens a entrarem no caminho das drogas. 

Reportagem de Sandro Abecassis

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email