Pesquisar
Close this search box.

Eleições do Crea-AM serão em 1º de outubro

Eleições do Crea-AM serão em 1º de outubro

O Processo Eleitoral 2020 do Sistema Confea/Crea e Mútua foi definido para o dia 1º de outubro. Após a suspensão do pleito que aconteceria no dia 15 de julho, os conselheiros federais de Engenharia e Agronomia aprovaram, na sexta-feira (24), deliberação da CEF (Comissão Eleitoral Federal) com a nova data.

A Justiça havia barrado o pleito, em todo Brasil,  em decorrente da pandemia.  Desta forma, conforme a decisão plenária, a campanha eleitoral continua permitida a todos, desde 7 de março até a data do processo de votação, com a recomendação de que sejam observadas as orientações das autoridades competentes quanto às medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional em consequência do coronavírus, em especial evitando-se aglomerações. 

Três candidatos concorrem ao cargo de presidente do Crea-AM (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas), os engenheiros civis, Afonso Luiz Costa Lins Júnior que busca a reeleição, Cláudio José Ernesto Machado (Machadão) e o engenheiro agrônomo Carlos Alberto Soares de Magalhães. Quem for eleito, assume o mandato no triênio 2021/2024.

“A campanha continua. Enfim, o Confea definiu a data. E sei que a campanha é uma das mais longas de todos os tempos, mas não podemos esmorecer. Nós temos que ter determinação entusiasmo e muita força de vontade para continuar acelerando. Para que o conselho continue crescendo cada vez mais e sendo um conselho que nós almejamos para o estado do Amazonas”, ressaltou o atual presidente do Crea-AM e candidato a reeleição, Afonso Lins.

Para Afonso Lins, o período eleitoral é a oportunidade ideal para os profissionais e candidatos discutirem propostas e o projeto para os próximos três anos do Crea-AM.Além disso, a nova data deve dar mais segurança aos profissionais quanto às medidas sanitárias adotadas como prevenção ao novo Coronavírus durante o momento do voto.

“Agora vamos continuar ouvindo os profissionais, apresentar o que foi feito nos últimos dois anos e o que faremos na próxima gestão”. 

Ele aproveita para comunicar que o Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) homologou duas novas entidades de classe, a Abee ( Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas) e a Aenambam (Associação dos Engenheiros Ambientais do Amazonas), ou seja, os engenheiros eletricistas e os engenheiros ambientais vão ter direito  de indicar conselheiros em 2021. 

“Nossa gestão tem o propósito de dar mais pluralidade ao Conselho, ampliando a representatividade dos profissionais. Além dessas duas entidades, outras seis instituições de ensino foram registradas, um recorde na história do Crea-Am, UEA, IFAM, Martha Falcão, Fametro, Uninorte e Fucapi. Até este ano, apenas duas entidades de classe indicavam cerca de dois terços dos conselheiros. Agora com mais entidades e instituições, essa realidade vai mudar”. 

Sobre o pleito

Além da eleição para presidente do Crea Amazonas, o profissional da Engenharia, Agronomia e Geociências (Geologia, Geografia e Meteorologia) votará também para presidente do Conselho Federal e diretores da Mútua (a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea). O Conselho tem hoje mais de 24 mil profissionais registrados. o pleito será por meio do voto direto dos profissionais que integram as modalidades Engenharia e Agronomia.

Como o voto não é obrigatório para cerca de 10 mil profissionais estão aptos a participar do pleito como eleitores e o número de abstenções deve ser elevado em virtude do temor da Covid-19, a expectativa é de que a votação seja apertada e de que qualquer voto faça a diferença no cômputo geral que irá definir os vencedores.

Por dentro

Para quitação de eventuais débitos pelos profissionais para que possam votar, bem como mudanças de locais de votação e para os que se formaram que pretende se registrar no conselho a data-limite é 1 de setembro. Já o prazo para as Comissões Eleitorais Regionais encaminharem à CEF, por meio eletrônico, o mapa geral de apuração e a ata final da eleição é 5 de outubro. Em relação ao período para a Comissão Eleitoral Federal consolidar os dados e informações a data-limite é dia 23 de outubro. O período para o Plenário do Confea homologar os resultados das Eleições 2020 é 30 de outubro. Por fim, o resultado do pleito 2020 homologados pelo Plenário do Confea se dará em 3 de novembro. 

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar