Pesquisar
Close this search box.

Eleições antecipadas

A carreata promovida no último sábado (1) pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em Manaus mostrou claramente que as eleições de 2022 já foram antecipadas. De cima de um carro de som, o coronel reformado do Exército Alfredo Menezes (Patriota) atacou o senador Omar Aziz (PSD) quando o cortejo passava na frente do condomínio em que este último reside. Dizendo que a Polícia Federal o visitaria e que o lugar do parlamentar era “na cadeia”, os manifestantes fustigavam não apenas um simples político, mas sim o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito criada para investigar possível omissão do Governo Federal no pico da pandemia de Covid-19. Detalhe: o militar já se lançou candidato ao Senado e escolheu como adversário preferencial o mesmo Aziz, que deve disputar a reeleição para a única vaga do Amazonas no Senado que será renovada no ano que vem. Sinal de que o Estado deve viver fortes emoções na disputa que se avizinha. 

 CANDIDATO NÃO

Outro militar cujo nome vinha sendo especulado como possível candidato ao Governo do Amazonas em 2022, o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, negou a interlocutores que pretenda disputar um cargo eletivo. Ele disse que só assumiu o Ministério porque recebeu uma ordem expressa de seus comandantes, mas não tem vocação para o Executivo.

VACINA

O Governo do Amazonas recebeu, na tarde nesta segunda-feira (3), um novo lote de vacinas para vacinação contra a Covid-19. Parte das doses com 89.250 imunizantes são do tipo AstraZeneca/Oxford, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), enquanto outra fração do carregamento é composta por 5.850 doses do tipo Pfizer/BioNTech, vacina produzida na Bélgica e que teve a primeira remessa distribuída pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização.

SEGUNDA DOSE

vacina
Foto: Divulgação

Prefeitura de Manaus dá prosseguimento à vacinação contra a Covid-19 com a imunização de idosos, trabalhadores de saúde e pessoas com comorbidades ao longo desta semana. Dados do Departamento de Tecnologia da Informação, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), projetam que 26 mil pessoas sejam vacinadas esta semana com a segunda dose da vacina. Na semana passada, de segunda-feira (26) a sábado (1), 38.523 pessoas receberam a segunda dose, completando o esquema vacinal recomendado.

ATUALIZAÇÃO

Visando garantir ao Amazonas o reconhecimento nacional pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e, ainda, internacional, previsto para este mês, junto à Organização Mundial de Saúde Animal, na condição de área livre de febre aftosa sem vacinação, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas, iniciou no dia 1º de maio a campanha de atualização cadastral de animais. 

ESSÊNCIAS

essências
Foto: Divulgação

O documentário “Amazônia Pura Essência” será lançado nesta quinta-feira (6), no Centro Cultural dos Povos da Amazônia. Ele exibe a construção de três essências indígenas amazônicas para perfumes. Segundo a crença dos antepassados da tribo Sahu-Apé da etnia Sateré-Mawé, duas delas possuem o poder de atrair o sexo oposto e a terceira essência o poder de atrair boa sorte financeira. A produção envolve animais ícones da Amazônia, como o boto e o pássaro uirapuru.

NOVIDADE

A Polícia Civil do Amazonas iniciou ontem a implantação do novo Sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos, disponibilizado pela Secretaria Nacional de Segurança, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para as Unidades da Federação, que permite o registro de ocorrências, despacho homologatório e a lavratura de procedimentos de polícia, além de fornecer recursos que permitem a gestão cartorária e compartilhamento de dados.

POSIÇÃO

A Junta Comercial do Estado do Amazonas registrou no mês de abril, 730 novas empresas. O mês é o segundo a obter o maior número de empreendimentos constituídos no estado nos últimos cinco anos, perdendo apenas para o mês de março deste ano, que atingiu 854 novos Cadastros Nacional de Pessoa Jurídica. Os dados são do Sistema de Registro Mercantil da autarquia.

IDENTIDADE

Um novo recorde marca a trajetória da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Desta vez, o Programa Ciência na Escola, Edital nº 004/2021, recebeu um número surpreendente de inscrições, apesar do cenário desafiador da pandemia da Covid-19, alcançando a marca histórica de 1.088 propostas submetidas por professores do Amazonas, algo inédito ao longo destes 18 anos da Fundação.  Professores da educação básica de 37 municípios do Amazonas, incluindo-se Manaus, submeteram propostas. 

FRASES

“Não fui indiciada ou denunciada porque nada fiz.”Daniela Assayag, jornalista, em postagem nas redes sociais após ser inocentada na Operação Sangria

“Não dá para dar em pizza mais de 400 mil mortes.” Omar Aziz (PSD), senador

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar