Pesquisar
Close this search box.

Eleição mantida para 6 de agosto

https://www.jcam.com.br/1007_A6.png

As eleições suplementares para a escolha do novo governador do Amazonas foram mantidas para o dia 6 de agosto, conforme orientação recebida do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes, e da direção-geral do tribunal. O TRE-AM cogitou adiar a data do calendário das eleições suplementares para evitar qualquer problema decorrente da suspensão do pleito por uma semana, após a liminar do ministro do STF (Supremo Tribunal Eleitoral) Ricardo Lewandowski. Ao todo, nove candidatos concorrem ao cargo. Até lá, quem permanece no comando do Estado é o presidente da Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas), David Almeida (PSD).

A proposta que o presidente do TRE-AM, Yedo Simões, defendeu na sexta-feira (7), de adiar o primeiro turno da eleição direta para uma nova data não foi bem recebida pelos candidatos a governador. Ele revelou que pesou na decisão de manter o calendário a orientação recebida do presidente do TSE, Gilmar Mendes, e da direção-geral do tribunal.”O presidente disse que manter a data seria menos traumático para a gente e o TSE nos dará apoio”, afirmou Simões.

De Brasília, o diretor do TRE-AM, Messias Andrade, confirmou a decisão de manter a data e esclareceu que se tratava de uma segurança jurídica. “O receio era em relação aos prazos de julgamentos dos pedidos de impugnações e demais atos iniciais e cogitou-se para que a nova eleição acontecesse em setembro. Mas foram analisados os valores já gastos pelo TRE-AM e ficou decidido em manter a data”, explicou o diretor, reforçando que o TSE apoiará o órgão para que seja executado o pleito. Ele participou de uma reunião com os secretários e chefes de cartórios de Manaus que decidiu sobre a continuação do cronograma da eleição.

As eleições suplementares foram suspensas após decisão de Lewandowski no dia 28 de junho, mas nesta quinta-feira (6) o ministro do STF, Celso de Mello, anulou a decisão anterior e manteve o pleito. Segundo o diretor do TRE-AM, todas as atividades relativas a eleição foram retomadas, a fim de que elas aconteçam normalmente na data prevista. “Apesar de muita coisa está adiantada, hoje mesmo as equipes retomaram os trabalhos e sábado já começa o plantão no tribunal”, afirmou Andrade. Vale lembrar que a partir de terça-feira (11), começa o horário eleitoral no rádio e TV.

Ainda de acordo com o diretor, no âmbito administrativo a eleição direta para governador do Amazonas está mantida sem prejuízos e garantiu que todo o cronograma definido anteriormente será executado sem nenhuma alteração. “Não cancelamos nada, vamos correr atrás e mesmo com a suspensão manteremos os prazos já estabelecidos. As eleições serão realizadas dia 6 de agosto sem alterações dentro das nossas expectativas”, declarou.

Nova decisão
O Ministro Celso de Mello acolheu o pedido de reconsideração formulado pela coligação “Renovação e Experiência” na AC (Ação Cautelar 4342) e suspendeu a liminar concedida pelo ministro Lewandowski, que interrompia o processo eleitoral no Amazonas. Com a decisão do decano do STF, a realização as eleições diretas para o governador do Estado foi mantida para o dia 6 de agosto. O pleito é uma determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que cassou José Melo e Henrique Oliveira por compra de votos nas eleições de 2014. Mello julgou prejudicada a ação cautelar apresentada pelo vice-governador em função de não ter sido encaminhado ao Supremo Tribunal Federal um recurso extraordinário sobre o caso. Este era um dos argumentos dos recursos contra a decisão de Lewandowski apontando erro e contradição com os precedentes do STF. Para o ministro ao apelar para o STF com uma ação cautelar, Henrique havia pulado fases para chegar ao Supremo.

“Sendo assim, tendo em consideração aspectos de ordem estritamente processual, e com apoio no art. 1.021, § 2º, do CPC/2015 (que autoriza seja formulado juízo de retratação no procedimento recursal de agravo interno), julgo extinta esta “ação cautelar preparatória”, por ser inviável ante a ausência do recurso extraordinário a que se pretende conferir eficácia suspensiva, tornando consequentemente sem efeito [.]o provimento cautelar que suspendeu as eleições suplementares de 2017 para governador e vice-governador do Estado do Amazonas”, afirmou Mello. O ministro também determinou que a decisão de Lewandowski seja revogada e arquivada.

Com a decisão desta quinta-feira, foi restaurada a íntegra do acórdão do TSE que determinou ainda que David Almeida fique no comando do governo do Estado até a realização da nova eleição direta. “Vou continuar com o meu trabalho e com as questões administrativas do Estado, deixo o jurídico para aqueles que têm interesse na eleição. E deixo claro que vou cumprir qualquer decisão da Justiça”, disse o chefe do executivo.

Entenda o caso
No último dia 28 de junho, o ministro Lewandowski determinou a suspensão da eleição direta para o governo do Estado do Amazonas, atendendo a um pedido do ex-vice-governador Henrique Oliveira. Na ocasião, o ministro enviou um comunicado ao presidente do TSE, Gilmar Mendes para esclarecer que a liminar suspendia apenas as eleições diretas no Amazonas, não restituindo os cargos de Melo e Henrique, até que sejam julgados todos os recursos contra a cassação. Lewandowski é responsável por todos os casos que envolvem a eleição suplementar no Amazonas em razão da prevenção processual imposta pelo Regimento Interno do STF.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar