Pesquisar
Close this search box.

Efeitos da pandemia no PIM

Divulgação

Para identificar os impactos econômicos decorrentes da pandemia da Covid-19 no âmbito da Zona Franca de Manaus, a Superintendência da Zona Franca de Manaus realizou, na segunda quinzena de abril, um levantamento de dados junto às empresas do Polo Industrial de Manaus para ter a percepção de como o segmento está agindo diante das recomendações do governo federal, que emitiu medidas emergenciais para dar suporte às empresas mais afetadas. A autarquia identificou que boa parte dos interlocutores consultados utilizou mais de um recurso disponibilizado pelo Governo Federal, seja para assegurar a manutenção de postos de trabalho, seja para garantir a continuidade de suas atividades. O levantamento determinou que 21% das empresas optaram por não realizarem nenhum tipo de paralisação em suas atividades no atual momento. Outras 15% promoveram uma paralisação de 25% em suas atividades. Já um percentual de 25% a 50% das empresas do PIM decidiram paralisar 20% de suas atividades diante do atual cenário de pandemia. 

Distanciamento

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), foi o único dos mais de 5,5 mil gestores brasileiros a participar como expositor do colóquio “Enfrentamento do Coronavírus, o SUS e a Crise do Pacto Federativo”, chat organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva, transmitido pelo YouTube ontem. Ele defendeu o distanciamento social.

Pesquisa

No intuito de auxiliar as áreas da saúde e apontar possíveis direcionamentos que possam ajudar no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, lançou uma Chamada para Notas Técnicas. A ideia é de que pesquisadores e cientistas, nas diversas áreas do conhecimento, possam contribuir enviando seus artigos, estudos e produtos de pesquisa, durante o período de crise na saúde pública.

Barreiras

Dando continuidade à execução das metas previstas no Plano Estratégico para o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre da Aftosa  (Pnefa 2017-2026) e às ações rumo a Área Livre de Febre Aftosa sem vacinação, o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas, implantou três novas Barreiras de Vigilância Agropecuária nos municípios de Novo Aripuanã, Apuí (localizada no Distrito de Sucunduri) e Manicoré (na comunidade de Igapó Açu, na rodovia BR-319).

Transparência

O deputado Adjuto Afonso (PDT) solicitou à Secretaria do Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas, que conceda informações mais detalhadas em relação à distribuição de alimentos perecíveis e não perecíveis para os alunos da Rede Estadual de Ensino. O parlamentar foi procurado por prefeitos do interior, que pediram a sua intervenção no acesso ao cronograma de entrega e outras informações acerca da ação do Executivo.

Falsos garis

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana alerta a população para a movimentação suspeita de pessoas se fazendo passar por garis, utilizando de fardamento falso, similar aos usados pelos trabalhadores da Prefeitura de Manaus. Outros casos como este já foram denunciados anteriormente, com esse tipo de abordagem, em bairros da cidade.

Influenza

A Prefeitura de Manaus mantém até amanhã os quatro postos de vacinação contra a influenza, para atender portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Até segunda-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde registrou nos postos a aplicação de 8.709 doses da vacina, que protege contra os vírus da influenza A (H1N1), da influenza B e da influenza A (H3N2).

Multa vira EPI

O Ministério Público do Trabalho no Amazonas conseguiu na Justiça o deferimento para que multa trabalhista no valor de R$ 304 mil seja revertida em compra de Equipamentos Individuais de Proteção para os profissionais de saúde que estão no front de combate ao novo coronavirus (COVID-19). Os 8 mil kits serão entregues à Central de Medicamentos do Estado do Amazonas e à Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.

Reforço

Na luta contra o novo coronavírus, causador da Covid-19, o hospital de campanha municipal Gilberto Novaes reforça o atendimento, tanto a pacientes internados quanto a seus familiares. Nesta semana, mais de cem profissionais da saúde passam a integrar a unidade para viabilizar a abertura de mais novos leitos de internação e contribuir na comunicação junto às famílias.

Frases

“Todos sabem o quanto eu lutei e sofri para ter meu próprio partido e poder dizer: eu sou independente.” Josué Neto (PSD), presidente da Assembleia Legislativa

“Isso aqui é uma benção!.” Lucileia de Souza, autônoma, ao receber o kit de alimentação escolar da filha Laiana, por meio do programa “Merenda em Casa

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar