Pesquisar
Close this search box.

Efeito virá agora

Divulgação

A queda na arrecadação tributária do estado do Amazonas, resultado da redução da atividade econômica como medida de contenção da pandemia do novo coronavírus no estado, deve ser observada com maior intensidade a partir do mês de maio, explica o secretário de Fazenda do Amazonas, Alex Del Giglio. O secretário concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira (28/05) para uma rádio da capital e explicou que a redução da atividade econômica tem um prazo médio de 45 a 60 dias para surtir efeitos na arrecadação do Estado. “A análise tem que considerar o delay (atraso) da relação entre a atividade econômica e a arrecadação tributária”, afirma Del Giglio. O secretário enfatizou ainda que o governo vem realizando um trabalho de reequilíbrio orçamentário e fiscal, o que já garantiu, como já anunciado pelo governador Wilson Lima, o pagamento do salário dos servidores até o fim do ano de 2020.

DIGITALIZAÇÃO

O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas, conselheiro Mario de Mello, anunciou que os novos processos no TCE-AM já são 100% digitais. A digitalização dos processos e a informatização de todos os sistemas faz parte de um esforço compartilhado, entre outros, pelas Secretarias de Controle Externo, Geral de Administração, de Tecnologia da Informação e coordenado pela Presidência da Corte de Contas.

CONFUSÃO

A Comissão Parlamentar de Inquérito criada na Assembleia Legislativa para investigar o setor da Saúde não consegue progredir por causa das inúmeras confusões que envolvem a bancada de situação e a de oposição. Dois deputados governistas, Alessandra Campelo (MDB) e Belarmino Lins (Progressistas), foram à Justiça ontem protestando contra a formação do colegiada, arbitrada pelo presidente da Casa, deputado Josué Neto (PRTB). Ele escolheu uma maioria de oposicionistas, mas a bancada maior é de apoiadores do governador Wilson Lima (PSC).

REBANHO

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas iniciou o estudo soro-epidemiológico no rebanho de bovinos e bubalinos dos municípios do sul e sudoeste do Amazonas. A coleta de sangue iniciada na semana passada faz parte do processo para a conquista da certificação do estado como área livre de febre aftosa sem vacinação. O material coletado servirá para avaliar, através de técnicas sorológicas, a inexistência da circulação viral da doença no Amazonas.

PRORROGAÇÃO

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, elogiou as ações da Prefeitura de Manaus e a atuação dos profissionais de saúde do município no enfrentamento ao novo coronavírus. O reconhecimento aconteceu durante uma cerimônia virtual, promovida pela Embaixada dos EUA, para comemorar a doação de equipamentos de proteção individual à Secretaria Municipal de Saúde e à Casa Militar do município.

DOAÇÕES

As demonstrações de responsabilidade social, em meio à pandemia da Covid-19, continuam a chegar ao estacionamento da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, zona Oeste, por meio da campanha #ManausSolidária. Ontem, a empresa Águas de Manaus, concessionária de abastecimento na cidade, doou ao município 33 mil Equipamentos de Proteção Individual, que serão encaminhados aos profissionais que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

MAIS DOAÇÕES

A multinacional Electrolux doou equipamentos para equipar duas cozinhas comunitárias. São fogões, freezers, coifas, multiprocessadores, liquidificadores, refrigeradores e outros eletrodomésticos que foram entregues à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania nesta quinta-feira, 28/5. A doação foi intermediada pelo Fundo Manaus Solidária, que coordena a campanha #ManausSolidária.

SOLIDARIEDADE

Na mesma onda de solidariedade, a Secretaria de Estado da Assistência Social, em parceria com o escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância em Manaus e as Lojas Americanas, distribuiu um total de 418 kits de higiene para pessoas idosas cadastradas nos Centros Estaduais de Convivência da Família e no Centro Estadual de Convivência do Idoso.

TABAGISMO

A Prefeitura de Manaus vai iniciar uma campanha de alerta sobre os riscos do tabagismo para o desenvolvimento de formas mais graves de Covid-19, com orientações sobre como parar de fumar em período de pandemia. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, marca o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no próximo (31), domingo.

FRASES

“A administração de Manaus está fazendo um grande esforço para combater esse inimigo invisível, que tem causado a morte de tantas pessoas pelo mundo.” Todd Chapman, embaixador dos Estados Unidos no Brasil

“Acabou, p…”. Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República, revoltado com operação contra seus aliados

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar