Pesquisar
Close this search box.

EFEITO IOF

A procura por dólar e outras moedas em espécie aumentou até 40% desde que o governo elevou, no fim de dezembro, a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) no cartão de débito, saques em moeda estrangeira no exterior, compras de cheques de viagem (traveler cheque) e carregamento de cartões pré-pagos com moeda estrangeira.
A demanda pelos cartões pré-pagos caiu na mesma proporção, segundo corretoras de câmbio e bancos consultados pela Folha de S.Paulo. A avaliação, no entanto, é de que a queda ficará aos poucos mais amena, uma vez que este tipo de produto oferece vantagens que, para alguns consumidores, compensam o imposto maior.
“Fazemos cerca de 4 mil operações por dia. Antes, cerca de 50% desse total era com cartões pré-pago. Hoje, o percentual caiu para 30%. Houve uma clara migração para o dólar em espécie,” diz Alexandre Fialho, diretor da Cotação, corretora do Banco Rendimento.
O diretor ressalta que alguns grupos de consumidores continuarão utilizando cartões pré-pagos, mesmo com a tributação maior. É o caso das pessoas que vão fazer intercâmbio no exterior por períodos longos, de seis meses, por exemplo.
“O pai que vai mandar o filho para uma temporada de estudos de seis meses na Austrália não vai querer que ele leve todo o dinheiro que será utilizado nesse período em espécie, pois o risco de perda ou roubo é muito grande. As facilidades do cartão pré-pago, como o recarregamento à distância e o acompanhamento do extrato online, falam mais alto do que o imposto, neste caso,” afirma.
O acompanhamento do extrato online também é possível para quem utiliza o cartão de crédito comum, com imposto igualmente de 6,38%. A diferença é que no cartão pré-pago a taxa de câmbio é sabida no momento em que o consumidor recarrega o cartão e, no cartão de crédito, apenas quando a fatura estiver fechada, no mês seguinte.
“Essa é uma vantagem bastante interessante, que pesa ainda mais em um cenário de forte oscilação do câmbio, como o atual,” diz Luiz Almeida, vice-presidente de marketing da Super. “Quando o consumidor vê que a cotação do dólar caiu, sabe que é um dia bom para recarregar o cartão pré-pago. Assim, evita uma surpresa no futuro,” acrescenta.

Segurança
Desde que o governo anunciou a elevação do IOF nos cartões pré-pagos, em 27 de dezembro, o dólar à vista, referência no mercado financeiro, subiu 0,98%, tendo chegado à máxima de R$ 2,395. Hoje, às 13h30 (de Brasília), a moeda caía 1,04%, a R$ 2,342. Para as corretoras e bancos consultados pela reportagem, a segurança é outra vantagem do cartão pré-pago, que pode ser bloqueado e substituído a qualquer momento durante a viagem, em caso de roubo ou furto. O mesmo, porém, pode ser feito com o cartão de crédito.
Algumas instituições pensam em adotar medidas para aumentar a atratividade dos catões pré-pagos. “Geralmente trabalhamos com uma margem de lucro acima de 3% sobre a cotação do dólar para as operações com os cartões pré-pagos. Estamos pensando em reduzi-la,” diz o vice-presidente de marketing da Super. Uma taxa de câmbio ligeiramente melhor para o cartão pré-pago em relação ao dinheiro em espécie também tem sido adotada por algumas instituições para tentar frear a migração de um produto para o outro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar