Pesquisar
Close this search box.

Educação para a cidadania o futuro do Brasil

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

E ‘Elas’ seguem fazendo o melhor pelas cidades brasileiras… mulheres líderes em iniciativas públicas ou privadas, em projetos e instituições de impacto social ou mesmo fazendo a diferença no dia a dia de suas comunidades, contam suas experiências, compartilham suas histórias e mostram para a sociedade brasileira como a gestão pública, negócios privados e projetos sociais, liderados por mulheres, podem transformar ambientes e sociedade sustentados por pilares éticos, íntegros e transparentes.

O ‘Elas no Controle, Mulheres que transformam’ apresenta em 2022 as novas temporadas do programa e novamente pretende impactar a sociedade brasileira com depoimentos que fomentem a inclusão de mulheres em ambientes corporativos, mostrando números, índices e dados transformadores pela liderança feminina.

A temporada de entrevistas em 2022 inicia em março, dia 10 – 16h, sempre ao vivo no Youtube @OSdoBrasil, apresentado por voluntárias do Sistema OSB e com as convidadas especiais Regina Tamami Hirose, Procuradora da Fazenda Nacional em São Paulo, Roni Enara, Diretora do Observatório Social do Brasil e Camila Bueno, Coordenadora Executiva do Observatório Social do Brasil – Morro da Fumaça/SC.

Mais de 130 mil declarações do imposto de renda 2022 já foram enviadas

Receita Federal informa que até às 17 horas desta segunda-feira (07/03) foram entregues 130.099 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-base 2021.

O prazo de entrega da declaração começou dia 7/3 e terminará em 29/4. A expectativa é de que 34,1 milhões de declarações sejam entregues até o final do prazo.

Até às 17 horas do primeiro dia de disponibilidade, 752.484 contribuintes já baixaram o programa do imposto de renda no site da Receita Federal, para preencher e enviar a declaração de 2022. 

Para fazer o download acesse https://cutt.ly/xAWBLBC 

Texto, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Auditora Fiscal do Amazonas recebe o “Prêmio Mulher Cidadã”

Em Reunião Solene em homenagem às mulheres realizada na Câmara Municipal de Manaus no dia 03 de março, a auditora fiscal Jeroniza de Fátima Albuquerque dos Santos Silva foi agraciada com o “Prêmio Mulher Cidadã”, numa propositura do Vereador Professor Samuel Monteiro. 

Jeroniza teve sua formação escolar como aluna interna no Instituto Benjamin Constant e Colégio Nor mal Ajuricaba. Pela Universidade Federal do Amazonas, graduou-se em Licenciatura Plena em Letras e Bacharel em Direito; complementou os estudos com uma Pós-Graduação em Direito Tributário, além da graduação em Docência. Militou como advogada até ser concursada para o cargo de Auditora Fiscal de Tributos Estaduais, em 1981, e Julgadora de 1ª Instância na Auditoria Tributária da Sefaz-AM, desde o ano 2000. 

É Coordenadora de Meio Ambiente da Fédération Internacionale des Femmes de Carrière Juridiques, FIFCJ, autora do Livro “O aquecimento global e sua influência na Amazônia” e Co-participante da obra “Os Avanços e Desafios dos Direitos Humanos das Mulheres no Brasil”. 

Foi a primeira mulher a presidir a Associação dos Auditores Fiscais do Amazonas-Affeam, coordena a Corrida da Mulher Amazônica em sua 8ª edição e é também idealizadora do Coral da Sefaz Amazonas, que conta 15 anos, além de ser participante ativa do Programa de Educação Fiscal no interior do Estado do Amazonas, contribuindo de modo especial para o fortalecimento da Advocacia e dos Direitos da Mulher contra a violência doméstica e a prostituição infantil.

Pessoa segurando uma placa

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Experiências Positivas com a Educação Fiscal no Amazonas 

A Educação Fiscal é incrível, me arrebatou, transformou e elevou a qualidade de Ensino e aprendizado de todos na Escola.

Ensinar Educação Fiscal foi desafiador… Foi um processo gradativo, reconhecido por mim, quando coordenador do Projeto de Educação Fiscal na EETI Isaac Benzecry, vencedora de Menção Honrosa e inscrita no Prêmio Nacional de Educação Fiscal em 201 9, o Oscar da Educação Fiscal no Brasil.

Ao trabalho desenvolvido ali, era necessário ganhar um caráter lúdico/investigativo, interdisciplinar/intersetorial, para que alunos, professores, pais e a comunidade escolar como um todo, fossem atraídos e o trabalho massificado, resultando na absorção dos conteúdos e tornando assim o trabalho atrativo.

Claro que isso foi resultado do uso correto das Metodologias e Didáticas para cada segmento. O uso adequado de materiais, a escolha e divisão dos temas a serem abordados, a divulgação dentro e fora dos muros da Escola. Buscamos parcerias, utilizando as redes de comunicação, rádios, TVs e centro de mídias. 

Muitos se apaixonaram pela Educação Fiscal, levaram na bagagem escolar uma base forte, solida… trabalhando na Base, aprimorou-se os conteúdos; hoje concebemos a Educação Fiscal no Currículo do Novo Ensino Médio e tenho absoluta certeza de que a geração preparada lá no Fundamental tem um olhar de pertencimento com o bem público que é a Educação.

Ainda há muito o que ser feito, o tema está em evidência e todos ganham com isso. É extremamente necessário que esse trabalho enraíze nas consciências dos nossos cidadãos, eleve a qualidade do ensino de Educação Fiscal, seja através da Arte, Teatro ou Desporto, nos Currículos das Licenciaturas ou das novas tecnologias em sala de aula.

Rosenildo Silva é Professor Especialista em Metodologia da Educação e Assessor da Secretaria de Educação do Amazonas, foi Coordenador do Projeto de Educação Fiscal. Atua como apoiador do GT66 e promove palestras nas Escolas.

Homem de óculos e gravata

Descrição gerada automaticamente

Moisés Hoyos

Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar