Pesquisar
Close this search box.

Educação Fiscal: Simpósio de matriculas 2023

Sinepe-AM abre inscrições para o Simpósio de Matrículas e Seminário de Educação

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) realizará, nos dias 17 e 18 de agosto, o Simpósio de Matrículas 2023 e o Seminário Sinepe-AM de Educação. Os educadores e gestores das instituições de ensino do Amazonas já podem efetuar as inscrições para os eventos, que acontecerão no auditório da unidade 22 da Uninorte, na avenida Djalma Batista, 122, Chapada.

No dia 17, a partir das 14h, será realizado o Simpósio de Matrículas, evento com o propósito de orientar as escolas no planejamento para o próximo ano letivo. Durante a programação do simpósio o especialista em Marketing Digital Bruno Porto falará sobre Marketing Educacional, o consultor em Tecnologia Léo Davi Cunha fará uma apresentação sobre Open Innovation na Educação e, em seguida, será a vez do contador Elbert Lucatti falar sobre planilha de custos e precificação na prática.

O evento encerra com uma apresentação dos advogados Claudine Klenke, Yulle Medeiros e Bruno Rodrigo Falcão. Eles irão abordar questões sobre contrato de prestação de serviços educacionais, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Direito Tributário.

No dia 18, a partir das 14h, acontece mais um evento que faz parte do calendário do Sinepe-AM. Trata-se da 11ª edição do Seminário de Educação, que traz como tema Reflexões e Desafios da Atualidade. 

O treinador comportamental Ricardo Pereira será o primeiro palestrante do evento, falando sobre Inteligência Emocional na Educação. Depois, a pedagoga Patrícia Oliveira faz uma apresentação sobre Comunicação Assertiva. 

O seminário também apresenta a palestra sobre Metaverso Educacional, com o especialista em Gestão de TI, Walter Santos. O seminário encerrará com a explanação do educador Álvaro Sanches sobre Excelência no Atendimento.

As inscrições podem ser realizadas através do e-mail [email protected] 

Uma imagem contendo no interior, geladeira, microondas, aberto

Descrição gerada automaticamente

Material didático para Educação Fiscal

O Programa Estadual de Cidadania Fiscal do Amazonas disponibiliza material pedagógico, produzido pela Escola Superior de Administração Fazendária – ESAF, para download no site da campanha Nota Fiscal Amazonense (https://nfamazonense.sefaz.am.gov.br/educacao-fiscal/material-didatico/).

O material tem o objetivo de contribuir para a formação permanente do indivíduo, na perspectiva da maior participação social nos processos de geração, aplicação e fiscalização dos recursos públicos.

Os conteúdos para download são:

  • Educação Fiscal no Contexto Social – Aborda as diretrizes do Programa de Educação Fiscal, seus objetivos e abrangência, no contexto da educação fiscal e da educação pública; 
  • Relação Estado-Sociedade – Suscita temas relativos à organização da vida em sociedade e suas implicações na garantia do estado democrático de direito e da cidadania;
  • Função Social dos Tributos – Destaca a importância do tributo na atividade financeira do Estado, para a manutenção das políticas públicas e melhoria das condições de vida do cidadão; 
  • Gestão Democrática dos Recursos Públicos – Evidencia temas relativos ao orçamento, ao compromisso social e fiscal do gestor público e ao exercício do controle social; e 
  • Projeto Pedagógico – Apresenta metodologias para elaborar um projeto pedagógico e desenvolver a Educação Fiscal.
Diagrama

Descrição gerada automaticamente

Abertas inscrições para o curso sobre federalismo e políticas públicas 

Oferecida pela Escola Nacional de Administração Pública a certificação avançada em Federalismo e políticas públicas: entendendo os governos locais, está oferecendo 60 vagas para servidores públicos federais que poderão se inscrever até o dia 5 de agosto. Quem tiver interesse em utilizar a licença capacitação para participar terá prioridade na matrícula. 

Com carga horária de 130h, as aulas serão diárias, ao vivo, na modalidade remota para todo o país. Além das atividades em tempo real, o aluno terá que fazer tarefas complementares e avaliativas na plataforma virtual.

Devido às características dessa certificação, é recomendável que o candidato fique atento ao calendário das aulas que acontecerão de 11 de outubro a 13 de novembro. 

O objetivo do curso é ampliar a visão sobre as políticas públicas interfederativas e a capacidade de implementação dessas políticas nos municípios. Durante os encontros, os alunos aprenderão sobre aspectos financeiros da relação com a União como arrecadação e transferências de recursos, características da força de trabalho e a utilização de ferramentas de georreferenciamento para elaboração e monitoramento das políticas. 

Além disso, serão apresentados casos práticos bem-sucedidos na área social que podem ser replicados e o papel de atores estatais e da sociedade civil na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Licença Capacitação 

Para usar a licença capacitação, o interessado deverá fazer a inscrição até 5 de agosto e apresentar os dados pessoais, a formação acadêmica e experiência profissional relacionada ao tema, justificativa e a ligação com a sua área de atuação. Após o envio dessas informações, o candidato receberá por e-mail um formulário para escolher quatro cursos da grade curricular exigidos para certificação. 

Tire suas dúvidas e inscreva-se: https://bit.ly/certificacao-federalismo     

Abertas as inscrições para o Prêmio IAF de Educação Fiscal 2022

A edição 2022 do Prêmio IAF de Educação Fiscal, está com inscrições abertas para projetos com foco na discussão sobre a importância social dos tributos. Podem participar órgãos públicos e entidades privadas, escolas e universidades públicas e privadas, constituídas como pessoas jurídicas, jornalistas e outras pessoas físicas da área de imprensa e tecnologia que tenham desenvolvido projetos ou aplicativos voltados para a educação fiscal. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro, através de formulário disponível no site www.premioiafeducacaofiscal.org.br, onde os candidatos podem consultar o regulamento. Os prêmios somam R$48 mil, divididos nas categorias: escolas, instituições, imprensa e tecnologia.

Egesp inscreve para cursos gratuitos

Estão abertas, até 22 de agosto, as inscrições para os cursos EaD da Escola de Governo do Estado de São Paulo – Egesp: 

ITCMD: Procedimentos

Orçamento Público, Controle Social e Cidadania Fiscal

Ética e Cidadania Fiscal

As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico: www.fazenda.sp.gov.br/cursos

É necessário fazer o cadastro e efetuar login para acessar os conteúdos do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – cursos e tutoriais.

Os cursos são gratuitos, autoinstrucional e as vagas são limitadas. Os cursistas aprovados receberão o certificado ao final do curso.

Contato da coluna[email protected] ou [email protected]

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar