Pesquisar
Close this search box.

“Eduardão” sob nova direção

A empresa francesa Vinci Airports venceu o leilão do lote Norte dos aeroportos brasileiros, cuja joia da coroa é o aeroporto internacional Eduardo Gomes, de Manaus. Ela pagou R$ 420 milhões para administrar, por 30 anos, o terminal local e os de Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Tabatinga, Tefé e Cruzeiro do Sul (AC). A concessionária comanda 45 aeroportos ao redor do globo, entre eles os de Gatwick (Londres, Inglaterra), Lisboa e Porto (Portugal), Belfast (Irlanda do Norte), Atlanta (EUA) e Salvador (BA). O “Eduardão” é considerado “a jóia da coroa” do Sistema Infraero, composto por 53 aeroportos por causa do movimento de cargas. Movimentou  32% do total que passou no sistema no ano de 2019 (o ultimo pré-pandemia). Mas não é tão atrativo quando se trata do trânsito de passageiros – apenas 7% do movimento nacional. Todos os outros incluídos no lote Norte somados representam 5% da carga movimentada em Manaus, mas em compensação recebem 53% do tráfego de passageiros.

É BOM

A privatização vinha sendo recebida com certo receio por empresários locais, mas na verdade abre um novo horizonte em termos de investimentos no terminal tanto para otimizar as operações de carga, fundamental para a expansão sustentada do Polo Industrial, quanto na busca de novos destinos, o que é basilar para o setor turístico, um dos vetores da diversificação da economia amazonense.

SENADOR?

É voz corrente no meio político local que o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) estaria propenso a disputar o Senado em 2022. Ele é o líder em todas as pesquisas realizadas até aqui para o Governo do Estado, mas aliados próximos dizem que o veterano político, de 81 anos, não estaria mais disposto a disputar nem a governar o Estado, o que já fez quatro vezes, por causa de sua saúde. O cargo de senador seria mais adequado. A família inclusive o incentiva hoje nesta direção.

MUDA TUDO

Políticos dispostos a disputar cargos majoritários – Governo e Senado – nas eleições de 2022, ouvidos ontem pela coluna, são unânimes em afirmar que se Amazonino decidir disputar mesmo a única vaga de senador é muito provável que o quadro mude completamente. Todos também concordam que ele seria ainda mais favorito se quisesse ir a Brasília, o que acarretaria a desistência da maioria dos atuais postulantes ao cargo. Em compensação, a corrida pelo Palácio da Compensa ficaria totalmente aberta.

ENCONTRO

O meio político também repercute o encontro entre o senador Eduardo Braga (MDB) e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), que teria ocorrido no último final de semana. Os dois efetivamente se reaproximaram nos últimos dias, mas nenhum deles confirma a conversa pessoal. Os contatos telefônicos, entretanto, foram retomados. Da última vez em que estiveram juntos, em 2016, venceram a eleição para a Prefeitura de Manaus. Depois disso nunca mais se entenderam.

INOVAÇÃO

Startups de todo o país poderão contribuir com soluções inovadoras para o Polo Industrial de Manaus, no novo programa de residência do Manaus Tech Hub, espaço criado pelo Sidia para desenvolver o ecossistema de inovação da região Norte. Intitulado “Conexão Distrito”, a primeira edição da iniciativa será lançada ainda este mês.

JATINHO

O juiz Ronnie Frank Torres Stone, em decisão proferida ontem, tornou sem efeito a liminar que suspendia a homologação do Pregão Eletrônico nº 1.032-CSC, da Casa Militar do Estado, referente ao serviço de fretamento em aeronave tipo jato executivo. O juiz reconheceu que o serviço é necessário e que já é prestado ao Governo do Estado há décadas.

NOVO CANAL

canal
Foto: Divulgação

Com o objetivo de oferecer mais um canal de comunicação do Governo para os investidores que tenham interesse em trazer suas empresas para se instalarem no Amazonas, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) disponibiliza o site “Invista no Amazonas” (www.invistanoamazonas.com.br) e também o “Guia de Investimentos Fiscais da Zona Franca de Manaus”.

FORAGIDOS

A cada 24 horas, três foragidos da Justiça foram colocados atrás das grades no Amazonas, no ano passado. Os dados são da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter, da Polícia Civil do Amazonas, e se referem aos mandados civis e criminais que estavam abertos. Ao todo, 1.194 infratores foram conduzidos às unidades carcerárias do estado. Nos dois primeiros meses deste ano, já foram cumpridos 105 mandados de prisões criminais.

FRASES

“Enfim, a lucidez e o bom senso prevaleceram.” Eduardo Braga (MDB), senador, comemorando decisão judicial que liberou asfaltamento do trecho C da BR-319 (Manaus-Porto Velho)

“Temos urgência que as vacinas comecem a atender a população brasileira e amazonense, em especial.” Átila Lins (Progressistas), deputado federal, ao articular liberação da produção da vacina Sputnick junto à Embaixada da Rússia no Brasil

Foto/Destaque: ROBERVALDO ROCHA / CMM

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar