Pesquisar
Close this search box.

Editora lança ebooks gratuitos

A Editora Unesp está disponibilizando a partir de segunda-feira mais 39 títulos digitais, passando a oferecer 400 ebooks para download gratuito. Dos livros, 14 foram produzidos pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), cinco pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Prope) e 20 pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) da Unesp, sempre em parceria com a editora.
“Com as publicações a universidade reconhece a importância do trabalho editado para a qualificação docente e demonstra a percepção de que a digitalização da produção acadêmica é um caminho sem volta”, diz Jézio Hernani Bomfim Gutierre, editor executivo da Editora Unesp.
A coleção Propg/Feu digital, que este ano passou a receber o selo Editora Unesp Digital, começou a ser publicada em formato impresso em 1993, a partir do Projeto de Edição de Textos, e agrega mais de 400 títulos. Concebido para democratizar o conhecimento produzido na universidade e dar visibilidade aos trabalhos acadêmicos, o projeto abrange as três grandes áreas do conhecimento – Ciências Humanas, Biológicas e Exatas. Avaliadas por pareceristas externos e avalizadas pelo Conselho Editorial da Fundação Editora da Unesp (Feu), as obras são, desde 2011, disponibilizadas em formato digital e para impressão sob demanda.
Os primeiros ebooks resultantes de parceria entre a universidade e a editora foram disponibilizados em 2010, sob o selo Cultura Acadêmica, que inclui obras em formato digital e impressas. Levam o selo os cinco ebooks da Prope, primeiro lote oriundo dessa Pró-Reitoria. Os livros abordam temas variados, refletindo sua atuação abrangente, em todas as áreas do conhecimento: “São trabalhos de ponta feitos por especialistas que demonstram as fronteiras do conhecimento”, diz Gutierre, explicando que a seleção das obras é feita por integrantes dos programas de pós-graduação da universidade e grupos de trabalho designados pela Pró-reitoria.
Também levam o selo Cultura Acadêmica as obras produzidas pela Proex, que pela primeira vez disponibiliza pesquisas em forma de ebook. Os livros tratam de questões do âmbito da extensão, como acessibilidade, trabalho, acervo historiográfico, comunicação, economia, e passam pelo crivo de pareceristas internos e externos à universidade.
O catálogo da Editora Unesp inclui mais de 1,8 mil títulos dos quais 400 são ebooks disponíveis para download gratuito (parte dos títulos também pode ser obtida impressa, sob demanda). Confira as obras nos sites Editora Unesp e Cultura Acadêmica.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar