Pesquisar
Close this search box.

Edição do manual de conduta é anunciada

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Abih (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) aproveitaram a 49ª edição do Conotel (Congresso Nacional de Hotéis) para lançar o processo de consulta pública para edição do Manual de Conduta Hoteleira.
Idealizado em conjunto com o MTur (Ministério do Turismo), o manual tem o objetivo de orientar os gestores dos meios de hospedagem no trato com clientes, funcionários, fornecedores, concorrentes, comunidade, governo e organizações não-governamentais. “As informações serão coletadas em 30 dias e a previsão é lançar o manual em novembro de 2007”, informou Nelson Ambros, consultor da Abih, durante o evento, que apresentou o tema ‘Inteligência Competitiva na Hotelaria’. O congresso aconteceu até a sexta-feira (10).
Para os pequenos empreendedores, o documento é uma referência de conduta ética em relação a temas como responsabilidade civil e trabalhista, segurança alimentar e higiene, meio ambiente, segurança, atendimento a pessoas com deficiência e idosos e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
“Nem sempre os empresários de pequenos meios de hotelaria têm acesso a essas informações. O manual estabelece uma possível padronização de procedimentos e posturas a serem desenvolvidos nesses empreendimentos, tendo em vista o alcance de formas éticas e eficientes de gestão na hotelaria”, completou Nelson Ambros.
Outra iniciativa conjunta do Sebrae e da Abih que teve destaque no congresso é o Projeto Competitividade dos Pequenos Meios de Hospedagem.
A meta é profissionalizar os pequenos meios de hospedagem como estratégia para garantir a melhoria da competitividade do setor.
O alvo das duas instituições é envolver no projeto cerca de 20 mil gestores e dirigentes da Abih nas regiões do país. A intenção é promover novos negócios e aumentar o faturamento das empresas. Professores e estudantes da área de turismo e hotelaria, e outros interessados, também participam.
O Brasil conta atualmente com cerca de 18 mil empresas de hospedagem registradas e para garantir a operação de todo este contingente é necessário prover informação e orientação aos envolvidos neste segmento.
O Plano Nacional de Turismo prevê um volume de 60 milhões de turistas brasileiros e 9 milhões estrangeiros, gerando US$ 8 bilhões de renda/ano. Alinhados com essa diretriz, a Abih e o Sebrae definiram uma série de ações que pretendem estimular a competitividade dos pequenos meios de hospedagem.
“Estamos na fase da promoção da capacitação, na modalidade a distância, com a finalidade de promover a educação empresarial gestora para fortalecer a competitividade das empresas de hospedagem. O Curso de Gestão de Pequenos Meios de Hospedagem já capacitou mais de 9,8 mil alunos”, disse Ambros.
O projeto estabelece ainda a criação do Portal de Boas Práticas, já em vigor, ferramenta que disponibiliza na web notícias, modelos e casos de sucesso de gestão de empresas para consulta.

Iniciativa tem apoio do Fórum de Operadores

O maior e mais tradicional congresso da hotelaria nacional é uma iniciativa da Abih e conta com a participação direta e efetiva do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux e da Resorts Brasil –Associação Brasileira de Resorts.

Empresários do setor

Participaram cerca de 600 empresários hoteleiros, entre empreendedores, dirigentes e executivos com real poder de decisão de compra, distribuídos nas diversas atividades do evento. Além das palestras, conferências e workshops, a programação inclui rodada de negócios, exposição de produtos, serviços e equipamentos e atividades sociais de confraternização.
Uma missão integrada por seis empresários do setor hoteleiro do Amapá participaram do Conotel. A missão empresarial foi organizada pelo Sebrae do Etado.
Participarão do congresso empreendimentos da capital, Macapá, e

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar