Pesquisar
Close this search box.

Economistas preveem aumento do emprego nos EUA

Pela primeira vez desde o início da recessão nos Estados Unidos, em dezembro de 2007, o número de companhias que contratará trabalhadores é maior que o das que reduzirão seu pessoal, indicou na segunda-feira a Nabe (Associação Nacional de Economia Empresarial, na sigla em inglês).
A associação divulgou os resultados de sua enquete que indicam, além disso, que as empresas planejam aumentar seu investimento no futuro próximo, outro indício da reativação econômica.
“A enquete de indústrias proporciona novas provas de que estamos no caminho rumo a uma recuperação econômica”, disse William Strauss, economista do Federal Reserve de Chicago, em comunicado. “A demanda das indústrias aumentou pela primeira vez em cinco trimestres e todos os membros da junta esperam um crescimento no próximo ano”.

Melhora nos lucros

“Apesar de os custos dos bens empregados na produção terem aumentado, também subiram os preços, o que permite uma melhora dos lucros”, disse.
Strauss acrescentou que “as perdas de emprego se moderaram e que o panorama da contratação de trabalhadores nos próximos seis meses melhorou”.

Crédito difícil

“A despesa de capital teve um saldo positivo pela primeira vez em um ano”, disse o funcionário, que acrescentou que “a melhora das condições do crédito pode ser parte da explicação, já que muitos dos empresários que responderam à enquete assinalam que, apesar de o crédito continuar sendo difícil, não é tanto quanto em meses atrás”.
A enquete, realizada com 78 membros da Nabe, mostrou que, durante o terceiro trimestre do ano, mais companhias aumentaram suas despesas de capital que as cortaram. Isto ocorreu pela primeira vez desde outubro de 2008.
A Nabe aponta que “as perdas de emprego parecem estar reduzindo-se lentamente” e a proporção de empresas que reduziram seu pessoal caiu de 36% no segundo trimestre para 31% no terceiro.

Contratação de funcionários

A proporção de companhias que contrataram mais funcionários passou de 6% em setembro para 12% em outubro. De acordo com os números do governo, o índice de desemprego nos Estados Unidos é de 9,8%, o mais alto em 26 anos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar