Pesquisar
Close this search box.

É isso mesmo, produção?

A foto que ilustra essa página foi a inspiração para o artigo de hoje e, com ela, surgiram três duplinhas que veremos se estão corretas, se são dicionarizadas ou não. Vamos testar os conhecimentos de vocês, quem aceita o desafio?

TELEVISOR X TELEVISÃO

É sabido que um dos dois vocábulos acima é, hoje em dia, mais usado do que o outro, mas esse tal “outro” está correto, é aceito pela gramática normativa? Será que foi abolido pelo Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, de 2016? O mais conhecido é o substantivo feminino “televisão” (“a TV”). Já o “outro” é o substantivo masculino “televisor” (“o TV”) que não está totalmente em desuso, consta no dicionário, no entanto não se percebe tão pronunciado ou escrito quanto ao equivalente feminino “televisão”. Sendo assim, temos duas opções para nos referir a esse pedacinho colorido de entretenimento.

INCONTINENTE X INCONTINÊNTI

Ambas estão corretíssimas, todavia não são sinônimas.  “Incontinente”: “falta de continência, “controle”. Ex: “O garoto segurou tanto o xixi que naquele momento acabou incontinente”. Por outro lado, “incontinênti”: “imediatamente”; “sem demora”; “sem interrupção”. Ex: “O julgamento incontinênti daquele juiz deixou todos muito satisfeitos”.

MOZARELA X MUÇARELA

Acreditem, pois em língua portuguesa apenas essas duas formas são dicionarizadas. Você deve estar se perguntando: “e a ‘mussarela’ de todo dia?” De fato, “mussarela” está presente em muitas embalagens desse tipo de queijo, mas não consta nos dicionários nem no Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras). Os dois vocábulos, “mozarela” e “muçarela”, advêm do italiano “mozzarella” e dão um toque todo especial à culinária. Fica a dica.

Foto/Destaque: Divulgação

Joyce Tino

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar