Pesquisar
Close this search box.

É advérbio ou não é?

Hoje vamos percorrer a seara dos advérbios e relembrar que eles são uma das dez classes de palavras da língua portuguesa. Mas quais são as demais classes de palavras? Acompanhem: substantivo; artigo, adjetivo; numeral; pronome; verbo; preposição; conjunção e interjeição. Os advérbios são invariáveis (não flexionam – em gênero ou  número) e, de modo geral, modificam verbos ao acrescentar uma circunstância a eles (de lugar; de tempo; de modo; de negação; de dúvida; de intensidade e de afirmação). No entanto, o advérbio, também, pode reportar-se a adjetivos e a outros advérbios. Muita teoria, queridos leitores? Vamos à prática!

BASTANTE X BASTANTES

A palavra “bastante” pode assumir formas diferentes de acordo com seu uso. Ela agrega o valor de advérbio (invariável, lembram?) de intensidade significando “muito”, sendo esse o seu uso mais comum. Nesse caso, a palavra deve estar ligada a um verbo, advérbio ou adjetivo, como por exemplo, em “O casal do 502 viaja bastante” e “Aquelas atrizes mostraram-se bastante queridas conosco”. Como adjetivo, a palavra “bastante” é variável, indicando “suficiente”, devendo vir na oração logo após um substantivo com que deve concordar. Aqui podemos citar como exemplo “Há bastantes crianças na piscina, está uma festa!”.  

MEIO X MEIA

Uma regra prática para empregar corretamente o advérbio “meio” ou o adjetivo “meia” é tentar substituir esses termos pelas palavras “mais ou menos” (advérbio “meio”) e “metade” (adjetivo “meia”). Vamos aos exemplos. “Mas só meia porção para nós?!” (adjetivo/metade). “Confesso que estou meio preocupada” (advérbio/mais ou menos).

PORQUANTO X PORTANTO

Esses dois também são parônimos e, como sempre, no que se refere a parônimos, a semelhança é só na aparência, pois os significados são diferentes.  “Porquanto. conj. 01. Por isso, visto que, porque, pois”. Ex: “Não participei da videoconferência, porquanto estava sem internet”. “Portanto. conj. 01. Logo, por conseguinte, consequentemente”. Ex: “Preencheu os requisitos para ingressar no doutorado, portanto saiu cedo para inscrever-se”. Fica a dica.

Foto/Destaque: Divulgação

Joyce Tino

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar