Além de serem grandes responsáveis pela segurança no transporte, os pneus respondem por altos custos numa frota de ônibus ou caminhões. Por conta disto, obter o melhor rendimento possível dos pneus torna-se um fator estratégico para as empresas do setor.
“Para garantir o melhor aproveitamento e a maior durabilidade do pneu é recomendável utilizar o modelo certo para cada condição de uso, mantê-los devidamente calibrados, efetuar o rodízio e rodar com o veículo em boas condições, alinhado e balanceado”, ressaltou Paulino Padilha, gerente de Marketing de Produto para Pneus de Carga da Michelin no Brasil.
A calibragem deve ser corrigida quinzenalmente, sempre com os pneus frios, pois uma pressão incorreta pode comprometer a vida útil do pneu. Se estiver abaixo do recomendado, provoca aquecimento da carcaça e fadiga prematura. Se estiver acima, pode contribuir com danos ocasionados por impactos ou choques. A pressão de um pneu para caminhões ou ônibus é definida de acordo com a carga incidente e a velocidade desenvolvida pelo veículo.
A Michelin recomenda também o rodízio nos pneus para evitar desgastes anormais ou irregulares na banda de rodagem, que podem surgir dependendo da configuração do veículo e do tipo de estrada por onde circula.
“Normalmente, orientamos para o rodízio preventivo, ou seja, se o pneu roda na primeira vida 100 mil quilômetros, o ideal é que seja feito a cada 20 mil ou 25 mil quilômetros”, explicou o gerente da Michelin.
O executivo destacou que a recapagem é um procedimento recomendável, desde que a carcaça ofereça condição para tal e que o pneu seja retirado no momento correto, além da escolha por um recapador confiável tecnicamente. Seguir as orientações do fabricante é sempre importante, também quando se trata de reparação de danos. No caso de um furo em pneus com câmara, a válvula pode danificar e a substituição deste item é inevitável, por exemplo. Já nos pneus sem câmara, normalmente a válvula não sofre danos e não é preciso trocá-la.
José Nolar, diretor-adjunto das empresas Viação Graciosa e Viação Marumbi, de Curitiba (PR), é um cliente da Michelin que conseguiu obter o melhor rendimento dos pneus utilizados. Todos os 70 ônibus de sua frota são equipados com o X PASS XZU3 desde o ano passado, quando o modelo foi lançado. Ele conta que já é possível notar resultados surpreendentes. “A primeira recapagem foi realizada em março deste ano em todos os pneus utilizados até o limite de desgaste recomendado. Isto mostra a superioridade da carcaça Michelin, pois nenhuma delas precisou ser descartada”, comemorou.
O X PASS XZU3 é superior por contar com a nova tecnologia MDT (Michelin Durable Technologies, em inglês).