Pesquisar
Close this search box.

DUAS RODAS – Manaus registra ‘boom’ de produção e venda de bikes

https://www.jcam.com.br/1801_CAPALuiz.jpg

Incentivada pelo crescimento de adeptos, a produção de bicicletas no PIM (Polo Industrial de Manaus) cresceu 63% em 2011, passando de 617 mil unidades em 2010 para mais de um milhão no último ano. A expectativa para 2012 é fortalecer o setor. “Nós temos como meta primária transformar Manaus em um dos maiores polos de produção de bicicletas do mundo, atuando tanto no mercado interno como externo”, afirma o presidente da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), Roberto Akiyama.
De acordo com o diretor da fábrica Prince Bike Norte, Edson Chen, houve um crescimento de 10% na produção de bicicletas em relação a 2010, porém abaixo do esperado. Edson acredita que a tendência de uso desse meio de locomoção está ficando forte devido à questão da consciência ecológica, à procura por um condicionamento físico melhor e porque o produto tem um custo bem mais baixo que um automóvel.
O proprietário da loja Ofice Bike, Erildo Pinheiro, é um dos que relatam o aumento nas vendas de bicicletas em 2011. “Aumentou em torno de 60% as vendas de bikes e acessórios”, afirma. Ele, que faz passeios ciclísticos há dez anos, credita o aumento nas vendas aos grupos de pedaladas que fomentam o uso de bicicletas.

Pedala Manaus

Um dos movimentos que incentiva o uso da bicicleta é o Pelada Manaus, criado em janeiro de 2010. “No começo, poucas pessoas acreditavam que a bicicleta podia ser um meio de transporte usado aqui. Mas com os projetos que estamos tentando na prefeitura para criação de ciclovias e com as atividades semanais de pedaladas, o número de adeptos aumentou bastante”, disse um dos coordenadores do movimento, Ricardo Braga.
O grupo trabalha ainda com a ideia de desenvolver um projeto de sinalização de rotas na cidade que vai mapear os lugares onde os ciclistas mais percorrem. “Queremos saber se o espaço é arborizado e indicar onde é o melhor caminho colocando placas e faixas”, explica Ricardo. O projeto deve ser feito neste ano com o auxílio da Prefeitura de Manaus.
O deputado estadual Luiz Castro (PPS) chegou a apresentar dois projetos que incentivam a construção de ciclovias em Manaus. Um deles pedia a inclusão de ciclovias em qualquer projeto voltado ao sistema viário. “A ideia não era criar despesas imediatas e sim critérios para futuros projetos”, explica o deputado. Infelizmente, os projetos foram barrados na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado) por parte dos membros entenderem que a matéria era de competência da prefeitura.

Brasil

Ao contrário do cenário amazonense, a produção nacional de bicicletas vem registrando quedas consecutivas nos últimos quatro anos. Em 2011, foram fabricadas 4,5 milhões de unidades, 8% menor que em 2010. Se comparado com a produção de 2007, o número caiu em quase 800 mil bicicletas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar