Pesquisar
Close this search box.

Doutorado na UEA tem parceria com UnB

Serão acertados nesta segunda, dia 11, o número de vagas, período de inscrição e de seleção para o curso de doutorado em Desenvolvimento Sustentável, realizado por meio de parceria entre a UEA (Universidade do Estado do Amazonas) e UnB (Universidade de Brasília). Professores da UEA e de outras instituições estão convidados para a reunião, às 9h, na Sala dos Conselhos da UEA, com o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UEA, José Luiz de Souza Pio e o coordenador de assuntos interinstitucionais do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, professor João Nildo.
Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UEA, a temática ambiental tem assumido proporções crescentes nos últimos anos. Para ele, a importância da formação qualificada em nível de doutorado de profissionais de diferentes áreas do conhecimento – propondo soluções para as questões ambientais associadas ao desenvolvimento – é indiscutível e fundamental para a criação de soluções para os problemas inerentes à sustentabilidade e ao desenvolvimento de novos modelos econômicos.
Devido à importância do tema, o curso já pode ser considerado entre os mais importantes projetos de Pós-Graduação para a Amazônia. O programa de pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável da UNB começou a funcionar em 1996. Tem conceito cinco na Capes, o mais alto entre os programas de pós-graduação multidisciplinares de meio ambiente autorizados a funcionar no país.
De acordo com Pio, existem questões relevantes para a promoção do desenvolvimento sustentável, sem que se perca de vista uma postura crítica sobre a sociedade.
“Há uma diversidade de temas, como os ligados à biodiversidade, aos recursos hídricos, à criação de agências públicas, aos vários acordos, às populações locais e negociações internacionais, além de temas tradicionais ligados à gestão ambiental”, explicou.
Neste contexto, o curso será oferecido com objetivo formar cientistas capazes de planejar, discutir, propor soluções e meios de harmonizar o desenvolvimento econômico e ainda a conservação ambiental.

Cursos de pós-graduação

Pós-graduação – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está programando para 2008 mais de 15 cursos de mestrado e doutorado interinstitucionais com as mais renomadas universidades e centros de pesquisa do país, além da interiorização de alguns programas de mestrado e doutorado. Em 2007, foram implantados quatro novos cursos de doutorado.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar