Pesquisar
Close this search box.

Dória, o PSDB e a Zona Franca

O governador de São Paulo, João Dória Junior (PSDB) passou algumas horas em Manaus no último sábado (11), tempo suficiente para fazer um discurso durante evento no Da Vinci Hotel, durante o qual ele e o ex-prefeito da cidade, seu correligionário Arthur Virgílio Neto, ressaltaram pautas de interesse local, como foco nas prévias que escolherão o candidato tucano a presidente da República. Os dois disputam o certame junto com o senador cearense Tasso Jereissati e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Dória enfatizou ser favorável à Zona Franca por uma questão de desenvolvimento regional. Não é o que pensa, por exemplo, o atual senador e ex-governador paulista José Serra, também tucano, e boa parte do empresariado paulista ligado ao tucanato. Por isso, o compromisso do partido em preservar o modelo de desenvolvimento é difícil de deglutir. O discurso jamais combinou com a prática. Mas, em tempo de eleição, vale mesmo é falar o que o eleitor quer ouvir.

QUESTIONAMENTO

A Corregedoria-Geral de Justiça, por meio de ofício, solicitou a todos os cartórios e demais serventias extrajudicias do Amazonas que informem os procedimentos que têm adotado objetivando a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, que regula as relações na internet.

ESTIAGEM

estiagem
Foto: Divulgação

Com o encerramento das ações da Operação Enchente 2021, as atenções estão voltadas para o acompanhamento da estiagem. No Centro de Monitoramento e Alerta, que faz parte de uma das frentes de trabalho do Subcomando de Ações de Proteção e Defesa Civil do Estado do Amazonas, é realizado o monitoramento diário de variáveis que podem desencadear ocorrências nas áreas do monitoramento hidrológico e meteorológico. Já há municípios em estado de atenção.

TERCEIRA DOSE

O governador Wilson Lima anunciou, a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 no Amazonas, a partir desta quarta-feira (15). A D3 será aplicada pelas prefeituras municipais em dois públicos: idosos acima de 70 anos, idosos de qualquer faixa etária abrigados em unidades de longa permanência e imunossuprimidos, incluindo transplantados.  

SEM INTERNAÇÕES

O Amazonas tem 55 municípios do interior do estado sem pacientes internados pela Covid-19, conforme boletim divulgado ontem. Dos 62 municípios, 88,7% zeraram as hospitalizações e sete estão com pacientes pela doença, de acordo com o levantamento da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas.

VERBA

orçamento
Foto: Ruan Souza / Arquivo Semcom

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), regulamentou a Lei nº 2.753, que institui o Programa Orçamento na Escola na rede municipal de ensino, para que as mais de 500 escolas da Secretaria Municipal de Educação tenham verba para adquirir bens materiais ou realizar serviços. O cálculo da quantia que será repassada às escolas, terá por base o valor per capita de R$ 28, multiplicado pelo número de alunos matriculados nas unidades.

CONCURSO

Após duas recomendações do Ministério Público do Amazonas feitas às polícias Civil e Militar do Amazonas, referente ao baixo número deseus respectivos efetivos, a promotora de Justiça Marcelle Cristine de Figueiredo Arruda, titular da 61ª Proceaps, expediu – novamente – recomendação ao Comando-Geral da Polícia Militar e à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas, para a realização do concurso público já anunciado pelo governo.

TESTE

Começam nesta quinta-feira as vendas dos ingressos para o evento-teste que será realizado no Pódium da Arena da Amazônia. A festa vai contar com o show do artista nacional Tierry, no dia 24 de setembro, a partir das 22h. Além do fenômeno do arrocha, mais três atrações locais vão participar do evento que marca a retomada dos grandes espetáculos em Manaus. 

TEATRO

A programação do Teatro Amazonas para a segunda quinzena do mês de setembro destaca apresentações dos Corpos Artísticos do Estado e estreia de espetáculo do Grupo Experimental de Teatro do Liceu. Os eventos têm acesso gratuito, em sua maioria, e o agendamento pode ser feito no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e no site Teatro Amazonas (teatroamazonas.com.br), a partir das 14h de hoje.

FRASES

recesso

“Não tenho a menor pretensão de fazer história.” David Reis (Avante), presidente da Câmara Municipal de Manaus, ao defender gastos desnecessários

vacinação

“O hospital Delphina Aziz é um orgulho para o SUS.” Marcelo Queiroga, ministro da Saúde

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar