Don Batatone serve batatas com diversos recheios

Quem se lembra de Don Corleone, o impiedoso mafioso interpretado por Marlon Brando, em ‘O poderoso chefão’? Pois em Manaus temos o Don Batatone, que não é mafioso, nem malvado, ao contrário, chegou para satisfazer o prazer gastronômico, principalmente de quem gosta de batatas.

O serviço de delivery, que entrega batatas pra lá de recheadas, foi imaginado no final do ano passado e, em menos de um mês foi concretizado pelos irmãos Camila e Carlos Eduardo que, naqueles desejos que temos a cada começo de ano de que a vida melhore 100%, se imaginaram novos empreendedores.

Camila é acadêmica de jornalismo e Carlos, desde 2019, é sócio na Gago’s Pastelaria, daí vindo sua experiência com alimentos recheados.

“Então começamos a pesquisar, na internet, um segmento gastronômico novo, em Manaus. Descobrimos que ninguém explorava as batatas recheadas. Só encontramos um local, mas havia fechado, ainda assim decidimos que o caminho seria aquele”, contou Carlos.

arlos e Camila, “o ideal é você rechear com o que as pessoas gostam, e não tentar inventar tanto” – Foto: Divulgação

“Aí fomos ver como fazia. Mais uma vez recorremos à internet, aos tutoriais. Aprendemos como a batata era preparada, bem como que tipos de recheios usar. Os recheios variam de acordo com a região do país”, disse Camila.

“O ideal é você rechear com o que as pessoas gostam, e não tentar inventar tanto, por isso procuramos fazer um cardápio enxuto, com o que já temos, inclusive o que já usamos na Gago’s Pastelaria e fazem sucesso. No Don Batatone não tem sido diferente”, completou Carlos.

Atualmente são sete os recheios das batatas no Don Batatone, à base de frango, queijo, presunto, calabresa, bacon, e ainda tem batata palha.

Batatas grandes

Mas como surgiu a ideia do nome Don Batatone? Carlos revelou que foi exatamente por causa do personagem Don Corleone. O pensamento inicial resultou num misto de poder, que o tubérculo batata possui; com humor. A logomarca do delivery já demonstra isso. Uma batata, vestida ao estilo mafioso norte americano, é a letra O, da palavra Don, enquanto o D e o N estão ao seu lado, como dois seguranças.

E quem pensa que batatas servem apenas como fritas acompanhando hambúrgueres, se engana. Elas têm muita história. Ao menos oito mil anos de cultivo. São originárias aqui da nossa vizinha cordilheira dos Andes e foram os incas quem aperfeiçoaram seu cultivo. Hoje as batatas estão espalhadas pelo mundo todo com milhares de variedades com cores, sabores e tamanhos diferentes. Portanto, quando estiver saboreando uma batata recheada do Don Batatone, agradeça aos incas e não aos mafiosos.  

Falando em tamanhos diferentes, este tem sido o maior problema de Camila e Carlos: encontrar batatas grandes, no padrão do Don Batatone. Nos tutoriais eles aprenderam que o tamanho da batata deve ser o da palma de uma mão, e têm seguido essa dica.

“Logo no começo circulamos a feira da Manaus Moderna e a feira da Banana, mas só tinham batatas menores. Só encontramos as de tamanho padrão nas grandes redes de supermercados, mas às vezes nem eles as têm”, explicou Carlos.

A batata utilizada no Don Batatone é a variedade portuguesa, que não é cultivada em grande escala no Amazonas onde se destaca a variedade doce, oriunda principalmente do Careiro. No Brasil, os grandes produtores de batata portuguesa são Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

A batata utilizada no Don Batatone é a variedade portuguesa – Foto: Divulgação

Escondidinho, item a mais

Como toda novidade, Camila e Carlos tiveram que convencer os consumidores a gostar de seu produto. Para isso, criaram promoções como, entrega grátis, compre uma e leve outra de graça, e surgiram os primeiros clientes fidelizados.

“Quando começaram a pedir novamente, vimos que estávamos acertando. Hoje temos clientes que pedem mais de uma vez por semana, geralmente no jantar, porque começamos a atender a partir das 17h30”, informou Camila.

Camila explicou o processo de preparação das batatas. Elas são cozidas e o miolo é retirado, ficando ainda uma boa quantidade de massa nas laterais. Depois é colocado o recheio.

As batatas são cozidas e o miolo é retirado, ficando ainda uma boa quantidade de massa nas laterais – Foto: Divulgação

“Tudo foi testado com nossos amigos e familiares. Quando eles aprovaram, aí lançamos para os clientes, e os futuros sabores também passarão pelo mesmo processo”, adiantou.

E o que fazer com o miolo retirado das batatas? A solução foi simples: fazer Escondidinho, prato típico do Brasil, um purê de batatas tradicionalmente com carne seca, mas que pode levar vários outros acompanhamentos. O Escondidinho entrou no cardápio do Don Batatone como um item a mais.

A título de informação, a batata é fonte de ferro, fósforo, cálcio, magnésio e zinco, ou seja, é excelente no combate à osteoporose e fortalecimento da estrutura óssea. Por isso, como disse o Quincas Borba, de Machado de Assis: ao vencedor, as batatas.

O Don Batatone funciona de quarta-feira a domingo, das 17h às 22h, mas os pedidos podem ser feitos 24h pelo WhatsApp 9 8518-5164. Face e Instagram: Don Batatone.

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email