Pesquisar
Close this search box.

Do Nordeste com sabor português

Do Nordeste com sabor português

Um dos mais tradicionais restaurantes da culinária portuguesa no país, o Tio Armênio inaugurou sua nova unidade, na Alameda Gourmet do Amazonas Shopping, dia 26 passado. O espaço do centro de compras, que já conta com o restaurante Torino Tratoria, tem como proposta ser um local que reúne restaurantes renomados e especializados na gastronomia nacional e internacional.

Com estilo clássico e toques contemporâneos, o Tio Armênio tem o projeto assinado pelo arquiteto Thiago Almeida. O chef Nelinho Soares é o responsável pelo cardápio. Durante 15 anos Nelinho atuou no restaurante A Bela Cintra, em São Paulo, especializado na culinária portuguesa. Também comandou a cozinha do restaurante Trindade, na capital paulista.

Além dos tradicionais pratos portugueses, o público poderá degustar da culinária nordestina, região em que o restaurante foi criado em 2003, em Recife – além de frutos do mar. Os peixes amazônicos, como o tambaqui, têm um espaço especial no cardápio. O Tio Armênio está funcionando no almoço e jantar, além de ter opções de petiscos, como empadinhas de queijo do reino e bolinho de bacalhau  para quem deseja aproveitar o happy hour.

O sócio operador Divino Cândido explicou que, na culinária, o Tio Armênio traz um conceito simples, mas sofisticado, com opções para agradar toda a família.

“Acredito que o restaurante será um novo ponto de encontro das famílias e amigos, pois tudo foi pensado e preparado nos mínimos detalhes, desde o cardápio até o ambiente”, disse.

O Tio Armênio possui outra unidade no Manauara Shopping, prestes a completar quatro anos em novembro. Divino adiantou que tem planos para inaugurar mais um Tio Armênio, no próximo ano, desta vez fora de shoppings, em algum dos bairros de Manaus.

A Alameda Gourmet do Amazonas Shopping ainda irá receber este ano o restaurante Toreador. Na área em que os restaurantes estão instalados, no segundo piso, foi realizado um projeto de paisagismo que deu amplitude ao local, como se os clientes estivessem caminhando em uma grande avenida.

Conexão Puxirum

Às 15h, organizada pela Conexão Puxirum, acontecerá a live ‘Egrégora Edição Kambô’.

Índios de algumas etnias, como os kaxinawá, utilizam o veneno da espécie de sapo Kambô, na medicina tradicional. Durante séculos, o veneno tem sido usado como uma forma de medicina para fortalecer as defesas naturais do corpo e afastar a panema (má sorte). Quem desejar se juntar nessa egrégora, com muita arte, psicodelia e psytrance, pode se inscrever no YouTube, canal Conexão Puxirum.

Canoa da Cultura

No final da tarde, às 17h, a Canoa da Cultura, projeto literário que promove eventos com os escritores locais, irá ‘atracar’ no Palácio Café, Arte e Cultura, localizado no Centro Cultural Palácio da Justiça. Os amantes de romances e poesias terão um encontro com o romancista João Pinto e o poeta Efraim Amazonas, que irão promover uma tarde de autógrafos dos seus livros ‘As pedras doentes da rua do fio’ e ‘Poemas de agosto’, respectivamente. A Canoa continuará no Café com livros de outros autores.

Amazônia das Palavras

A partir das 19h, a ONG Amazônia das Palavras irá promover uma live, um bate papo, com Fernanda Kopanakis, advogada e professora da Associação Mapinguari; e José Ribamar Bessa, doutor em Letras pela Uerj. A live acontecerá no Instagram @amazoniadaspalavras. A ONG promove oficinas literárias, atividades lúdicas e espetáculos circenses, principalmente para crianças e adolescentes que vivem em comunidades ribeirinhas do Amazonas e de Rondônia, onde chegam em barcos.

Forró Festança

Em comemoração aos 13 anos de sua formação, a banda Forró Festança promove uma live, às 21h. Pra completar a festa, a banda irá gravar seu mais novo CD, ao vivo, durante o show. Os amantes do forró e da banda poderão acompanhar a live pelo Face do BTC Du Chefinho (Boteco Du Chefinho), onde o evento será gravado e quem quiser assistir a live no local, deve reservar lugar pelo 9 9345-2735. Entre as atrações: Forró Lambança, Erly e Forró Di Respeito, Forró na Pegada, Mauro Lima e Erick Salvador.

Carros antigos

Continua até segunda-feira, 17, no Shopping Ponta Negra, a exposição de onze carros antigos: do clássico Fusca, ao esportivo Puma. A exposição acontece em parceria  com os clubes Carros Antigos do Amazonas e Fusca Manaus. Thiago Guimarães, vice-presidente do Clube de Carros Antigos do Amazonas, adiantou que “entre os destaques está o Nissan Skyline GT-R, modelo que surgiu nos anos de 1960 e foi utilizado na franquia de filmes Velozes e Furiosos”. O carro chegou recentemente a Manaus.

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar