Pesquisar
Close this search box.

Divisão de espaços e experiências

Para atender a necessidade de empresas e profissionais que precisam de uma estrutura básica e flexível para desenvolverem suas atividades com qualidade, surgiram os escritórios compartilhados. Não é à toa que com as transformações no mundo coorporativo, cada vez mais as novas empresas busquem o serviço para poupar tempo e custos.
A frente da startup Trocados, o empresário Silvestre Paiva divide espaço com outros empreendedores. Ele conta que a flexibilidade do ambiente de trabalho e a troca de experiência com outros profissionais chamaram sua atenção. “Aqui tenho toda uma estrutura e se quiser, posso trazer só o notebook para desenvolver o trabalho. Além disso, está em um espaço de coworking você consegue trocar informações e aprendizado, que podem virar futuras parcerias”, avalia. Criada há um ano e meio, a Trocados é a primeira rede colaborativa de trocados no Brasil.
Nos escritórios compartilhados, os clientes encontram todo o suporte de serviços operacionais como salas de reuniões, salas de treinamento, auditório, internet, suporte administrativo, secretária e telefonista. Basicamente com a mesma ideia e serviços, o Centro de Empreendedorismo da Uninorte Laureate promove o empreendedorismo e a capacitação.
“De quatro a seis empresas utilizam o espaço e com isso há uma redução de custos com equipamentos e manutenção. Isso beneficia principalmente quem está começando”, ressalta Paiva, que faz parte do centro. Segundo o empresário, a ideia de compartilhamento é uma tendência viável do mercado.
Para a coordenadora Olinda Marinho, o escritório compartilhado amplia o network e os negócios. De acordo com ela, todos as empresas que utilizarem o espaço terão vantagens. “Oferecemos toda a estrutura para os empreendedores que estão no início e querem desenvolver. Assim como para aqueles que já estão no mercado e querem melhorar e inovar determinado produto”, disse. O centro oferece 22 salas para projetos de compartilhamento.

Espaços compartilhados ampliam experiências e negócios

O espaço físico de trabalho da Press Comunicação passará a ser democrático, pensado para o trabalho autônomo, networking e estrutura para receber os parceiros da área, conta a jornalista Betsy Bell. “A proposta é usufruir do mesmo local de trabalho, gerando convergências de ideias, alavancando negócios e compartilhando estrutura ao menor custo”, afirma.
A Press oferecerá salas equipadas e modernas na forma de coworking. “A tendência é a economia de custos, se antes você gastaria cinco mil com o compartilhamento esse valor cai para um mil”. Os interessados em Manaus já podem entrar em contato.

Odontologia compartilhada

Amigas desde faculdade, as cirurgiãs dentistas Daryanne Bezerra e Lucemberg Barroso há dois meses abriram o tão sonhado consultório. Em meio ao atual cenário econômico do país, elas decidiram compartilhar o espaço. “A ideia de dividir o ambiente de trabalho surgiu justamente por conta da crise. Queríamos algo que ficasse bom, tanto na parte financeira quanto na de conhecimento”, conta Daryanne.
Um dos benefícios apontado por elas é a flexibilidade do horário de trabalho. “Se surge um atendimento em outra clínica, é possível trocar o horário do atendimento. Além disso, ter outra profissional compartilhando o espaço, significa ter uma segunda opinião quando se tem dúvida”, afirma a odontóloga.
Para trabalhar no local, as especialistas precisaram apenas levar o notebook e alguns instrumentos. O proprietário do imóvel é da mesma área de odontologia e alugou o espaço com todos os equipamentos. “Se fôssemos montar um consultório seria um investimento caro. Teria a compra de cadeira odontológica, raio-X e outros equipamentos necessários, além de encontrar um ponto estratégico e todos os custos de manutenção. Aqui conseguimos com tudo pronto”, comemora Lucemberg.
Elas também compartilham especializações com outros profissionais da área. “Além das nossas, há um especialista no implante e outro na ortodontia, mas que não ficam no consultório”, explica a odontóloga. No cartão de visita, as cirurgiãs dentistas utilizam o endereço do consultório, rua Érico Veríssimo, 6, Conjunto Nova República.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar