Pesquisar
Close this search box.

Distribuidores alertam para alta do diesel S-50

O vice-presidente executivo do Sindicom (Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis), Alísio Vaz, disse ontem que o esquema de logística que terá de ser montado para a distribuição do diesel S-50 (com menor teor de enxofre) em todo o país terá impactos sobre o preço do combustível. Sem querer dar uma previsão mais precisa sobre o valor deste impacto, ele avaliou que o impacto será de centavos. A distribuição do diesel S-50 começa a ser feita em dezembro deste ano.
Desde janeiro deste ano, o diesel S-50, que significa que o produto tem 50 partes por milhão (ppm) de enxofre em sua fórmula, está abastecendo a frota urbana de ônibus das capitais e regiões metropolitanas. O produto está substituindo o diesel S-500 (500 partes por milhão de enxofre) a partir de decisão do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) de 2007. A substituição vem sendo feita de acordo com um cronograma estabelecido entre o Conama, Petrobras e Anfavea. A partir de 2013 haverá ainda uma nova redução, para o S-10 (10 partes de enxofre por milhão).
“Hoje nós temos este diesel vendido para as empresas de ônibus nas principais cidades do Brasil. Em janeiro de 2012 teremos nos postos, distribuído de forma racional em todo o país”, explicou Vaz.

Pontos estratégicos

Segundo o dirigente, não daria para ter o diesel S-50 em todos os postos, portanto haverá uma colocação do combustível apenas em pontos estratégicos. “Nós vamos ter uma quantidade muito pequena para ser introduzida e isso gera um custo logístico de administração comercial”, disse.
O presidente do sindicato também comentou que, para este ano, a previsão é de que a venda de diesel acompanhe o crescimento do PIB, e que o consumo de etanol siga no mesmo ritmo da renda do consumidor.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar