17 de agosto de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Disciplina é essencial à vida e depende da espiritualidade 

Ter vida equilibrada quer dizer ter disciplina na vida. Muitas pessoas trazem a indisciplina enraizada no âmago e não conseguem livrar-se desse péssimo procedimento de um momento para o outro, o que é de certo modo compreensível por vários motivos, entre eles o desconhecimento da espiritualidade. Mas podem mudar de atitude.

Disciplinar os horários de deitar-se e se levantar, de alimentar-se, de fazer a higiene corporal e mental diária com a prática da limpeza psíquica após o banho é de fundamental importância. Essa mudança pode ser feita aos poucos, desde que haja determinação e vontade de fazer.

Todos querem ter saúde e alegria, conservar a harmonia na família, no trabalho e no meio social, conquistar a felicidade. Todavia são raras as pessoas que notam ser o bem-estar físico e espiritual dependente do viver disciplinado. Para tanto, é preciso observar a vida das pessoas disciplinadas, pois elas têm método e horário para tudo.

Muitas pessoas vivem por viver. Por não darem importância à disciplina, andam sempre cheias de problemas. Certamente, têm dificuldade para modificar os procedimentos ou nem querem saber disso. Mas se algo não vai bem na forma de agir, por que não alterar os hábitos?

A mudança pode começar, por exemplo, com a disciplina de pensamentos externados em palavras, porque a forma de falar muitas vezes agride e magoa os ouvintes ou não transmite de maneira ordenada os ensinamentos, ferindo a alma de quem escuta ou dificultando o entendimento de quem estuda.

Quando falamos em disciplina no Racionalismo Cristão, muita gente pensa que nos referimos à disciplina militar, com base no fundamental e necessário princípio da hierarquia. Mas não é o caso. A disciplina que recomendamos é aquela que conduz ao crescimento espiritual, sempre associada ao estudo e ao raciocínio, bem como a que envolve o trabalho honesto e produtivo, que garante o progresso material em todo o tempo.

Nesse caso, é importante que a pessoa tenha disciplina nos pensamentos, bom senso nas ações e harmonia nos relacionamentos, em que prevaleçam o bom humor e a inabalável disposição para alcançar os resultados pretendidos, sem os quais ela não caminhará no sentido do aperfeiçoamento espiritual e do equilibrado progresso material decorrente.

Portanto, viver com eficácia requer saúde física e equilíbrio psíquico, exige disciplina e método, para que haja melhoramento individual e coletivo. Esse é o entendimento de vida que o Racionalismo Cristão propõe aos estudiosos da espiritualidade.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email