Pesquisar
Close this search box.

Direita e esquerda divididas

Direita e esquerda divididas

Na primeira eleição que disputará em Manaus como um grupo de influência, a direita sairá bem dividida. Cinco pré-candidatos se lançaram e aparentemente nenhum cederá para tentar uma união. São eles Capitão Alberto Neto (Republicanos), Josué Neto (PRTB), Coronel Menezes (Patriota), Chico Preto (DC) e Romero Reis (Novo). Os dois últimos já definiram inclusive os companheiros de chapa dentro dos próprios partidos. A esquerda dessa vez também não terá um grupo hemogênico. O pré-candidato do PT, deputado José Ricardo, não conseguiu segurar o PC do B na coligação, que decidiu lançar o advogado Marcelo Amil em chapa puro-sangue com a professora Dora Brasil. Os petistas terão ainda o apoio de Rede e Psol, duas legendas de muito menor expressão no Estado. Os partidos de centro-esquerda, como PSB e PDT, migraram em direção à candidatura do deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), por enquanto o campeão das composições.

RECORDE

Somando os incentivos concedidos pela Prefeitura de Manaus nos últimos oito anos, 60 mil pessoas já foram contempladas pelas isenções de taxas municipais para realizar o sonho da casa própria. Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), isso coloca a capital do Amazonas entre as que mais construíram ou concederam incentivos de habitações populares, mesmo durante os efeitos da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.

RESTRIÇÕES

O registro de novos casos da Covid-19 na capital amazonense fez com que o presidente da Câmara Municipal de Manaus, Joelson Silva (Patriota), mantivesse alguns serviços presenciais suspensos na sede do poder legislativo. A medida continua, pelo menos por enquanto, e atende a uma recomendação do departamento médico da casa e de instituições ligadas diretamente ao assunto, como o Ministério da Saúde e as secretarias de Saúde do Estado e do município.

SEM GREVE

A desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo concedeu liminar (tutela provisória de urgência) em Ação Civil Pública proposta pelo Governo do Amazonas, por meio de sua Procuradoria-Geral, e determinou que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas suspenda o indicativo de greve, bem como se abstenha de deflagrar o movimento grevista, considerando-o ilegítimo por entender que foi pouco expressiva a participação dos trabalhadores na assembleia que discutiu o assunto.

ACESSIBILIDADE

O Ministério Público Eleitoral recomendou aos diretórios municipais e estaduais de partidos políticos no Amazonas que assegurem a utilização de recursos de acessibilidade na propaganda eleitoral na televisão nas eleições deste ano.

O QUE É

A utilização de legendas, interpretação em Língua Brasileira de Sinais e audiodescrição são obrigatórias em todas as exibições de propaganda eleitoral na televisão, tanto nas propagandas exibidas em rede nacional quanto nas inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação das emissoras.

VOLUNTARIADO

Doar tempo, capacidade e talento de forma espontânea em prol de causas sociais. O voluntariado é um mecanismo poderoso na construção de um mundo mais inclusivo e igualitário. Em Manaus, a ONG Hermanitos, que promove iniciativas de acolhimento e melhoria da qualidade de vida de imigrantes venezuelanos, está em busca de pessoas interessadas em fazer a diferença através do trabalho voluntário. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível no link www. abre.ai/voluntariohermanitos.

CAIXA NO INTERIOR

Com metade da população do Amazonas vivendo no interior, as agências bancárias foram insuficientes para pagar o auxílio emergencial durante a pandemia. Devido às dificuldades da população, o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) enviou ao  ministro da Economia, Paulo Guedes, um requerimento indicando a necessidade de abertura de mais agências da Caixa Econômica no estado.

EXPO VIRTUAL

Por meio da plataforma digital no endereço eletrônico www.expoagro.am.gov.br, será possível se cadastrar para ter acesso às notícias e participar de cursos, palestras, rodadas de negócio, estandes virtuais, venda de animais e equipamentos, acesso ao crédito rural e apresentações de artistas locais na 42ª Exposição Agropecuária do Amazonas.

FRASES

Manaus

“Posso dizer com tranquilidade, e um certo orgulho, que em nenhuma outra época de sua história a prefeitura possibilitou o sonho da casa própria para tantas famílias.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus

“Por muito tempo caminhamos em direções opostas, mas com os mesmos objetivos. Temos que corrigir isso.” Antônio Venâncio, reitor do Ifam, em reunião na Suframa

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar