Pesquisar
Close this search box.

Dirceu critica PT e elogia decisão do PSDB de pedir mandato de Chalita

O ex-ministro petista José Dirceu (Casa Civil) elogiou ontem a decisão do PSDB de São Paulo de requerer o mandato do vereador Gabriel Chalita à Justiça Eleitoral e criticou o PT por não ter a mesma iniciativa.
“O PSDB paulistano está certo ao decidir pedir de volta o mandato de Gabriel Chalita, o vereador da capital mais votado no Brasil (mais de 102 mil votos) e que deixou o tucanato e filiou-se ao PSB para ser candidato a senador no ano que vem”, disse Dirceu no blog.
Recém-filiado ao PSB, Chalita fez ataques ao governador José Serra para justificar sua saída do partido. Apesar de afirmar que entrará na Justiça com base no argumento jurídico de que o mandato pertence ao PSDB, o presidente municipal do partido, José Henrique Lobo, admitiu que as declarações do vereador pesaram. “Ele deixou o partido de maneira deselegante e descortês e investiu pesadamente contra Serra”. Dirceu defendeu que o PT faça a mesma coisa. “O partido (PT) devia ir à Justiça reivindicar os mandatos de quem trocou de legenda até 3 de outubro, data limite para a troca de partido por aqueles que pretendem disputar eleição ou reeleição no ano que vem”.
Segundo o petista, 31 parlamentares -27 deputados e quatro senadores- trocaram de partido, indiferentes à fidelidade partidária. “Assim como não existe meia gravidez, não existe meia fidelidade. Insisto na minha posição: mudou de partido, perde o mandato e o direito de se candidatar na próxima eleição. Só pode (só deveria) disputar na seguinte -os que mudaram agora, só deveriam concorrer nas eleições municipais de 2012. É o mínimo para que a lei tenha eficácia e seja respeitada”. Dirceu criticou a posição do líder do PT na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP), que defendeu a devolução do mandato ao partido, mas disse que não tomaria providências porque esses parlamentares serão julgados pelo povo na eleição.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar