Pesquisar
Close this search box.

Dilma recusa convite de Obama

A presidente eleita, Dilma Rousseff, não vai se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, antes da posse no dia 1º de janeiro.
O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, informou ontem ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, que, por problemas de agenda, Dilma não poderá aceitar o convite de Obama.
A ideia era que o encontro ocorresse na Casa Branca, em Washington. “Foi um problema de agenda”, disse Garcia.
A proposta de um encontro oficial com Obama enfrentou resistências no governo, inclusive, do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O governo Obama esperava que a reunião ocorresse em dezembro. Shannon, que conheceu Dilma no tempo em que ela atuava como Ministra de Minas e Energia, chegou a ser escalado para pressionar a petista pelo encontro.
A pauta central seria a guerra cambial. Logo após ser eleita, Dilma, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, subiu o tom das críticas e acusou Estados Unidos e China de promoverem uma guerra cambial para proteger suas economias.
A dupla levou o tema para a reunião do G20, em Seul no início do mês. Independente da conversa deste ano, Obama confirmou que pretende visitar o Brasil ainda no primeiro semestre de 2011 e está sendo esperado em janeiro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar