Pesquisar
Close this search box.

Dilma agrada até Arthur em Manaus

A presidente Dilma Rousseff fez barba, cabelo e bigode em sua passagem por Manaus nesta sexta-feira (14). Reuniu em torno de si todas as principais tendências políticas do Estado, distribuiu simpatia, foi cuidadosa com assuntos espinhosos, como a pavimentação da BR-319, renovou o compromisso com a prorrogação dos incentivos da Zona Franca de Manaus, entregou mais de cinco mil apartamentos do Viver Melhor e de quebra fez um afago há muito reclamado pelo prefeito Arthur Neto, ao anunciar investimentos da ordem de R$ 419 milhões para mobilidade urbana no Amazonas, dentre os quais R$ 147,2 milhões para a prefeitura da capital, recursos que deverão ser aplicados nas obras dos corredores exclusivos do Bus Rapid System (BRS) nas avenidas Constantino Nery, Torquato Tapajós, Max Teixeira, Noel Nutels e Autaz Mirim, além das obras de requalificação das avenidas Brasil, Jornalista Umberto Calderaro Filho (antiga Paraíba), Coronel Teixeira, rua Recife e Boulevard Álvaro Maia. Não por acaso recebeu um forte abraço do tucano, que ressaltou a convivência institucional com a adversária.

CAFÉ E POLÍTICA

O único momento em toda agenda reservado para uma conversa política ocorreu longe dos holofotes, na manhã de sexta-feira (14). Reunidos em uma mesa de café da manhã, no Tropical Hotel, a presidente conversou reservadamente com o governador Omar Aziz, o prefeito Arthur Neto e o senador Eduardo Braga. Nada vazou do papo descontraído, que durou aproximadamente uma hora.

DESENVOLTA

Quem mostrou muita desenvoltura durante a estada de Dilma em Manaus foi a primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz. Ela esteve em todos os eventos, da recepção à visita na Arena. Na véspera, havia inspecionado pessoalmente os preparativos para a entrega dos apartamentos do Viver Melhor, o que certamente gerou a reação das pessoas presentes na solenidade, que a aplaudiram com entusiasmo.

“AUSÊNCIA”

Os vereadores de Manaus haviam decidido boicotar a programação da presidente, em protesto contra o atraso na prorrogação dos incentivos da Zona Franca. Além de ninguém sentir a falta deles nos eventos, a bancada de situação ainda perdeu a chance de faturar com o anúncio de liberação de recursos para obras de mobilidade na capital. E ainda vai ter algum deles dizendo que o dinheiro só veio por causa do boicote.

REAÇÃO

A Procuradoria Geral do Estado entrou com um pedido de embargo de declaração na Justiça do Amazonas, na ultima quinta-feira (13), para que a decisão do juiz Ronnie Frank Torres Stone, da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual, não impeça os preparativos do Carnaval. O governo do Amazonas já está providenciando medidas de segurança para a realização do Carnaval 2014, no Sambódromo. Essas medidas atendem as recomendações do Ministério Público, relacionadas à segurança e prevenção de incêndio.

FBI

A Secretaria de Estado de Segurança Pública, em parceria com Embaixada dos Estados Unidos, realizará o curso “Entrevista e interrogatório” para policiais do Sistema de Segurança Pública do Estado, ministrado por agentes da Federal Bureau of Investigation (FBI), no período de 17 a 21 de fevereiro, em turno integral. 40 surtudos das polícias Civil e Militar, atuantes no Programa Ronda no Bairro, e policiais federais da Superintendência Regional do Amazonas foram inscritos.
UFA!

O projeto de lei que obrigaria os agentes políticos eleitos pelo sufrágio universal a matricularem seus filhos em escolas públicas, apresentado pelo vereador Professor Bibiano (PT), recebeu parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que se reuniu ontem. A tendência é que o plenário acompanhe a decisão, para alívio da maioria.

GARANTIA

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Josué Neto (PSD), confirmou para a terça-feira (18) a reunião com os membros da Mesa Diretora e demais parlamentares para tratar sobre a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia. Ele havia prometido uma decisão para a última quarta-feira. Sentindo o cheiro de embromação, o autor do pedido, Luiz Castro (PPS), apresentou o documento à Mesa, com 22 assinaturas.

DIGITALIZADOS

O Fábrica de Digitalização de Processos do Tribunal de Contas do Estado, composta 90% de portadores de necessidades especiais, chegou esta semana à marca de um milhão de páginas de processos digitalizadas. O trabalho gera, por exemplo, celeridade na análise e no julgamento das prestações de contas. Criado há dois anos, a partir de um convênio firmado entre o TCE e a Associação de Deficientes Físicos do Amazonas, o setor já havia conseguido chegar a 450 mil páginas em 2012 e no ano seguinte dobrou a marca.

PREOCUPANTE

As demissões nas indústrias metalúrgicas e eletroeletrônicas do Polo Industrial de Manaus, desde a metade de janeiro, período em que a maioria das fábricas retornou das férias coletivas, somam cerca de 2.500, de acordo com o Setor de Homologação do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas. Segundo a entidade, somente na manhã desta sexta-feira (14), aproximadamente 200 funcionários de várias fábricas homologaram suas rescisões.

DISK-SEGURO

Falando em emprego, a partir do dia 28, quem precisar dos serviços relacionados ao seguro desemprego, no Pronto Atendimento ao Cidadão, vai poder agendá-los por meio de um call center. Para ter acesso ao atendimento, o cidadão deve ligar para um dos contatos do disk cidadão (0800 286 2300 e 1621), no período das 8h às 17h, sempre às sextas-feiras, e solicitar o agendamento. Após o cadastro, o atendente vai informar a data e o horário em que o interessado deve se apresentar, além dos documentos necessários para dar entrada no benefício.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar