Pesquisar
Close this search box.

Digitalização: um fenômeno crescente no Brasil

Os negócios brasileiros acontecem cada vez mais online e os consumidores estão acompanhando o processo, preferindo também realizas suas compras nas suas casas. Compreenda melhor o fenômeno do online para o comércio brasileiro, em vários setores.

O universo digital está mudando o mundo e também nosso país, introduzindo novas necessidades e estilos de vida, conjuntamente com recursos e tecnologias novas.

A introdução de recursos bem modernos, como é o caso da Inteligência Artificial (IA) em muitos dos mecanismos e estruturas de nosso cotidiano está mudando a sociedade e levando até os acadêmicos a questionar de forma mais intensa a questão, como podemos ver pela aposta do ensino superior universitário, que recebeu nos últimos anos a primeira graduação em IA do país, na UFG (Universidade Federal de Goiás), com a intenção de apoiar toda a evolução que vimos sentindo e de colocar nosso país no mapa do vanguardismo digital.

Ainda que, em sua pesquisa, o Brasil não esteja ainda entre os primeiros no que respeita a tecnologia, o povo brasileiro dá demonstrações claras de acompanhar as novidades tecnológicas, investindo fortemente nos equipamentos modernos de comunicação através dos dispositivos móveis e valorizando de forma intensa essa mobilidade no momento de instalar os novos aplicativos. Na verdade, estudos recentes demonstraram que o número de celulares ativos no Brasil é já maior do que seu número de habitantes.

No mundo dos negócios brasileiros, essa tendência digital também se manifesta. Compreenda os principais setores em que o digital tem impacto e o papel dos novos hábitos da população para reforçar essa tendência.

Digitalização: da busca do consumidor à reação das empresas

A Paypal, em conjunto com o Big Data Corp tem analisado anualmente o crescimento digital brasileiro, nomeadamente no que respeita a suas lojas online (e-commerce) e seus números são claros indicadores da tendência que reforçamos nesse artigo.

Em 2019, a empresa já apontava para um aumento de 37,5%, número esse que aumentaria no estudo sobre o mercado em 2020, sendo que a expansão desse setor no Brasil já superou os 40% anuais, com mais de 1,3 milhão de sites novos dedicados às vendas online.

A maior procura por parte dos consumidores dos produtos online não apenas fez com que os maiores nomes do comércio brasileiro olhassem para as plataformas digitais, como criou um novo empreendedorismo no país, motivando a abertura de lojas e outros negócios no meio digital.

Além da venda de artigos, de roupas e de alimentos, são cada vez mais os brasileiros optando pelo online para vender serviços, cursos e outros.

A par com essa realidade, a busca dos brasileiros por notícias ou por informações diversas sobre os esportes, as odds de futebol ou os espaços de lazer, fez também com que mercados vedados no meio físico – como os cassinos online e as casas de apostas digitais – ganhassem destaque e se tornassem essenciais no cotidiano de muitas pessoas.

A adesão dos vários mercados brasileiros às plataformas digitais é um fenômeno que acompanha o cenário internacional e cuja tendência, em 2021, é para se acentuar.

O imediatismo, a IA e os aplicativos

A mudança social é uma grande parte do que está motivando toda a digitalização mundial e, por isso, também a brasileira.

A mobilidade veio a se tornar um dos elementos mais importantes da atualidade, criando nas pessoas uma postura exigente e imediatista sobre o acesso aos conteúdos e produtos.

Hoje, a maioria dos consumidores quer aproveitar o seu serviço ou compra em qualquer local e a qualquer hora, dando clara preferência aos sites que têm aplicativos próprios.

Essa necessidade de apresentar conteúdos a todo o momento é motivada pelos próprios recursos de IA, que oferecem às pessoas o que estas buscam, com base na análise que os algoritmos realizam da ação humana na web.

O processo está fazendo com que o mercado de aplicativos se torne também mais amplo e com que sua evolução seja mais rápida e visível.

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar