Dicas de ouro para crescer na carreira

Sempre que falamos em crescimento de carreira, auto desenvolvimento, aumento da empregabilidade, já se pensa: quanto eu precisarei gastar ou investir?

De fato, algumas ações para que isso aconteça podem ter custo ou melhor, investimentos. Mas, hoje eu trago algumas ações que vão levar você a uma evolução e sem gastar nada.

Importante saber que, nada vem por acaso. As melhores carreiras são fruto de muito trabalho, sacrifício, renúncias e, principalmente, decisões. Decisões essas que fazem você usar toda a disciplina que você tem, ou que não tinha, mas, que você começará a ter a partir dessa decisão!

Ontem eu fiz uma Live com o Ivan Lima, um manauara que trabalha numa multinacional na terra do tio Sam e já trabalhou em outros países, também. Na oportunidade, ele contou um pouco sobre a trajetória dele e o que fez para chegar onde chegou. Pude tomar nota de informações riquíssimas e compartilho algumas aqui com vocês. Dicas práticas que todos, sem exceção, podem começar a fazer já:

1 – Autoconhecimento:

Elenque seus pontos fortes e pontos a melhorar. Sobre os fortes, continue sendo o melhor que você puder. Sobre os pontos a melhorar, trabalhe intensamente neles. O Airton Senna era péssimo em correr na chuva, então, sempre que começava a chover, ia treinar. Resultado: tornou-se um dos melhores pilotos em pista molhada.

2 – Disciplina:

Escolhas precisam ser feitas, então em momento que poderiam ser de diversão ou relaxamento, necessitam ser para leituras, atualizações e estudos. Considere que é um sacrifício momentâneo e que valerá a pena no futuro de sua carreira (e de sua família).

3 – Comunicação:

Atente se você está sendo claro na comunicação, e treine para que sua comunicação seja cada vez melhor. Fale algo ou dê uma instrução a alguém e veja o resultado. Caso você não tenha sido entendido parcialmente ou na sua totalidade, verifique em qual ponto sua comunicação falhou. Lembre que a responsabilidade do entendimento é de quem passa a informação. Além do conteúdo, também existe a forma de falar. Como tem sido a sua forma?

4 – Escuta:

De nada adianta falar muito, se você não consegue escutar. E não é escutar de qualquer jeito: é uma escuta atenta e estruturada. Você é daqueles que a pessoa fala com você e no final quando faz alguma pergunta sobre o assunto, você fica perdido? Ou “corta” o tempo todo a fala do outro? A sua escuta é uma forma de atenção e valorização do outro, o que também lhe trará benefícios, ou não, na sua carreira.

5 – Humildade / gratidão:

Até agora, quem são ou foram as pessoas que lhe ajudaram de alguma forma na sua carreira? Faça uma lista dessas pessoas e mantenha com você, com o passar do tempo faça atualizações. Tenha o dia do aniversário deles anotado e faça um esforço de sempre lembrar deles. Mas, não somente no dia do aniversário, sempre que possível, faça menção a eles, mostre sua gratidão e ao mesmo tempo humildade, independente do cargo que você alcance. Isso fará você chegar mais longe ainda.

6 – Resiliência / rápida adaptação a mudanças

Meu pai faleceu há 11 anos, ele sempre dizia que a única coisa que não muda são as mudanças. Então, vale mais a pena ser mais aberto e flexível a elas do que toda vez que precisar se adequar a uma mudança, sofrer ou até fazer, porém, de forma muito penosa. Aceite o novo e faça o seu melhor com o que você tem. A reclamação nesses momentos, só traz efeitos negativos para você (e para quem está perto de você também).

7 – Qualidade de tempo

Tenha equilíbrio na vida, nem só de trabalho vivemos. Quando estiver com sua família, dê sua total atenção a ela. Na hora do trabalho, foco total para ele. Tire um tempo para si também, extravase em um esporte ou atividade que lhe faça bem, e tenha tempo de qualidade consigo mesmo. Cada esfera vai impactar positivamente ou negativamente nas outras. Cuide da sua saúde!

8 – Tenha conselheiros

A Bíblia já nos diz que na multidão de conselhos há grande sabedoria. Selecione alguns amigos e mentores de confiança para sua vida. Para isso, verifique pessoas do bem, que torcem por você, que sejam maduros, que tem sucesso e conseguem levar sua vida com equilíbrio, alcançando seus objetivos sem passar por cima de ninguém. Essas pessoas serão o seu “conselho de administração pessoal” como bem disse o Ivan ontem em nossa Live. Pessoas que poderão te ajudar, te orientar, te aconselhar e te dar feedbacks. Esteja pronto para ouvi-los com muita humildade.

Perceberam que as dicas de hoje são super práticas e dá para começar a fazer já? Sem custo nenhum?

Esses pequenos detalhes são os que fazem total diferença nas melhores carreiras. Eu converso quase que diariamente com executivos muito renomados e posso dizer que, em sua grande maioria, foram esses detalhes que o fizeram chegar onde estão.

Mãos a obra! Você é o responsável pela sua carreira.

Boa semana! Fiquem com Deus!

*Paula Pedrosa é Diretora Executiva, Headhunter e Coach de Carreira da Paulo Pedrosa Headhunter & Associados. Colunista de carreira, mercado e imagem corporativa do Jornal do Commercio.

Fonte: Paula Pedrosa

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email