A três dias para o Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, o comércio já pensa num incremento para alcançar bons lucros com a data. O tradicional comércio de flores e as cestas de café da manhã dão a largada, e já estão se preparando para as encomendas. Empresários do segmento estão otimistas.
Segundo a proprietária da Flora Verde, Priscila Costa, as vendas ainda estão mornas, por conta do período de carnavalesco, mas a empresa já está preparada para a terceira data mais importante para o setor, que só perde mesmo para o Dia das Mães. Com um bom número de vendas, Priscila conta que a aposta para data anima e traz bastante expectativa de bons lucros. “Estamos preparando o nosso estoque com chegada das nossas mercadorias que são todas de fora. Já estamos trabalhando sob encomendas e também divulgando em nossas páginas as opções e promoções”, contou.
Ela afirma que muitos clientes, donos de estabelecimentos, aproveitam a data para homenagear as clientes e as suas colaboradoras e antecipam em uma semana as encomendas. “A procura é bastante expressiva desse público”, lembrou.
A proprietária destacou que o buquê de rosas é o mais vendidos, formados por rosas vermelhas com custos de R$85 até R$160, outro produto que garante uma boa demanda é o vaso com orquídea embalado no papel celofane, estes custam em torno de R$70 a R$80. Apesar de não projetar uma estimativa de vendas, a empresária declara que, nas datas comemorativas os clientes estão na loja, a partir das 5h30. Ela afirmou ainda que as vendas para vários municípios é grande, podendo comprar pela loja online e pagar por meio de transferência bancária.
Para o proprietário da floricultura Dona Flor, Ney Branches, a empresa começou os preparativos para a data a cerca de uma semana. Apesar de um período de produtividade ele acredita que a demanda será igual ou menor que o ano passado por conta do período carnavalesco que suprimiu um pouco as vendas. Ainda assim, ele está otimista com um possível crescimento nas comercializações. “O que alivia é que estamos com uma lista de de algumas encomendas e aos poucos o movimento vai aquecendo. O setor possui grande potencial com vendas altas, mas acho que o ritmo vai ser lento, as festividades do carnaval próximo a data, travam bastante a demanda”, reforçou.
Entre as principais encomendas estão a venda dos kits compondo os ítens com buquê, chocolates e ursinho de pelúcia. Os valores dos kits estão sendo vendidos a partir de R$180, até R$250.
Com o início de campanha promocionais para o Dia Internacional da Mulher, a proprietária da empresa Kakal Gourmet Cestas & Flores Manaus, já prevê um bom período de vendas. Ela conta que os clientes anteciparam as encomendas duas semanas antes do Carnaval e não vê crise pós-carnaval. Ela trabalha com mais de vinte modelos de cestas e ressalta que entre os pedidos para a data estão as cestas românticas e os kits, montados de acordo com a escolha do cliente. As cestas custam a partir de R$135.
Outros setores
A data comemorativa também desperta oportunidades para empresas que trabalham com a produção de brindes. Elas surgem como aliadas para reforçar e despertar um olhar para a data. Várias empresas passaram a adotar ações estratégicas para homenagear mulheres em diversos segmentos. A empresa Unimarcas Brindes, produz diversos brindes e sempre recebe encomendas em datas alusivas. Para o Dia Internacional da Mulher, a empresa está com uma encomenda bem grande na produção de chaveiros, com valores a partir de R$3,80 a unidade. Segundo Marcos Oliveira, do setor comercial da empresa, geralmente as empresas optam por algo bem simples, mas que representam um boa lembrança em prol deste dia. Além de chaveiros a empresa produz placas de homenagens, medalhas e troféus. Segundo Marcos
Mercado amplo no Brasil
Só no Brasil, de acordo com o último censo do IBGE, 51,03% da população é feminina, isso de um total de 190.755.799 pessoas. Isso demonstra o quanto as mulheres são significantes para o país e o porquê merecem ser lembradas no Dia Internacional da Mulher. Embora o desejo delas seja muito maior que o de ganhar algo material, essa pode ser uma oportunidade de se aproximar desse público e entender quais são suas reais necessidades, estimulando que cada empresa, no seu segmento, coloque em prática novas atitudes que possam transformar essa realidade.