O Dia dos Pais é comemorado neste domingo (11) e , em Manaus, a expectativa é que a movimentação na economia supere o ano de 2023. Segundo pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL), a previsão é que, este ano, as vendas aumentem 3,1% para a data comemorativa.
Pelo levantamento, a receita bruta é estimada em R$98,8 milhões, e cada consumidor deve gastar, em média, o valor de R$110,00.
Segundo a pesquisa da CDL, os fatores que mais contribuem para esse possível aumento são os preços mais atrativos, a qualidade dos produtos e as promoções realizadas.
A economista Michele Aracaty, destacou que esse aumento nas vendas é contribuído pela primeira parcela do 13º salário que alguns trabalhadores já receberam.
“Tal alvoroço é favorecido pelo cenário macroeconômico impactado por um volume maior de renda disponível oriundo da primeira parcela do 13º salário e demais fontes de rendas que, uma vez disponíveis na economia, contribuem para o aquecimento das vendas”, explicou Michele.
Porém, a economista ressalta a importância de um bom planejamento financeiro para essa data.
“Como especialista, ressalto a importância do planejamento financeiro, bem como a necessidade de se definir o valor máximo a ser gasto com o presente do Dia dos Pais para que assim, se evite endividamento futuro que venha a comprometer o orçamento familiar”, explica.
Itens mais procurados
O comércio de vestuário e sapatos representam 38% dos itens que mais serão buscados neste ano, seguido de serviços de restaurantes para almoço e jantar, com 14%.
Ainda segundo a CDL, os locais mais procurados para as compras são: shopping center (33%), centro da cidade (25%) e comércio de bairro (20%).
Dentre as formas de pagamento, o Pix lidera a preferência dos consumidores (33%), seguido do pagamento no cartão de crédito (28%).
Os números foram consolidados a partir de uma pesquisa feita através de abordagens via internet de 1.736 pessoas entre homens e mulheres maiores de 18 anos, na zona urbana de Manaus.