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Dia dos Namorados foi ótimo para os shoppings de Manaus

Andreia Leite

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Na semana de comemoração do Dia dos Namorados, o movimento nos shoppings em todo país resultou no faturamento de R $4,4 bilhões, representando alta de 12,8%, sobrepondo os números do mesmo período de 2019. Comparando a igual data, no ano passado a alta foi de 27,4%, superando as expectativas do setor que previa uma alta de 20%. 

Os dados do ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), elaborado em parceria com a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), apontam ainda para um crescimento real, quando descontada a inflação, de 14% sobre o desempenho da mesma data em 2021. 

Ainda conforme a sondagem, o montante superou as previsões deste ano em R$ 200 milhões e, ainda, bateu o faturamento do Dia dos Namorados de 2019 em 12,8%.

O presidente da Abrasce, Glauco Humai, avalia que o setor tem plenas condições de seguir apresentando resultados positivos ao longo do ano, mesmo que mais modestos no segundo semestre, em razão do aumento no fluxo de frequentadores nos centros comerciais. “Mesmo diante do atual cenário macroeconômico, os nossos termômetros reforçam a expectativa de bons resultados para o próximo período, devido ao avanço da vacinação, retomada da atividade econômica e aos eventos, como Copa do Mundo, Black Friday e Natal, que movimentam o varejo de shopping, fazendo com que o setor aposte em um bom desempenho no próximo semestre”, afirma o executivo.

Através dos dados da Abrasce, o diretor institucional da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), Luís Augusto Ildefonso, destacou que a data foi bastante positiva para o comércio bbrasileiro. Para ele, o comportamento favorável do segmento imprime um novo cenário. “O panorama adverso enfrentado pelo setor ficou para trás. Grande parte dos lojistas hoje tem uma opinião diferente do que tinham no início do ano e estão mais otimistas esperando alcançar também os níveis pré-pandemia”, revelou. 

Reforçando a sondagem da Abrasce, a CDL-Manaus (Câmara dos Dirigentes Lojistas), apontou alta de 5% no mercado local com a data. Conforme o levantamento, na escolha dos locais de compra, a realidade confirmou o destaque dos shopping centers (45%).

O setor no Amazonas comemora e revela que apesar dos custos em toda cadeia ter aumentando muito, a data trouxe fôlego para o segmento. “Houve incremento em relação a 2019, mas se considerarmos a inflação a  gente está falando de três anos e infelizmente muitas coisas aumentaram em todos os nichos do mercado. Mas a gente consegue observar um crescimento associado às datas comemorativas e a expectativa é um crescimento maior que 2019 em relação a próxima data, o Dia dos Pais. Agora a gente consegue ter uma base melhor até em relação ao ano passado com a liberação das atividades”, apontou o representante da diretoria da Alasc (Associação dos Lojistas do Amazonas Shopping Center), André Gesta. 

Sem percentual exato em relação ao volume de crescimento. Gesta informou que a depender do nicho, os estabelecimentos dos shopping centers registraram até 7,8% a mais com o Dia dos Namorados. 

Ticket médio

O valor médio gasto pelos consumidores nas lojas dos empreendimentos foi de R$ 209 e representa uma alta de 3% na comparação com os R$ 203 do ano passado. A média é ainda 125,7% superior aos R$ 89 do ticket médio das lojas do varejo de ruas.

Outros dados

De acordo com ICVA, ano passado, na semana do Dia dos Namorados, o setor registrou vendas de R$ 3,5 bilhões, aumento de 134,4% em relação ao mesmo período de 2020. É importante lembrar que na mesma data comemorativa de 2020 aproximadamente 30% dos shoppings estavam fechados em cumprimento a decretos municipais e estaduais por conta da pandemia de Covid-19. O resultado positivo deste ano representou uma injeção de R$ 2 bilhões na economia em relação à data comemorativa de 2020.

Desde o ano passado, o setor de shopping já provou sua resiliência e segue em recuperação gradual. A entidade destacou que,  para que o comportamento se mantenha ativo, seria importante que os empreendimentos voltem a funcionar sem restrições de dias e horários, o que tem ocorrido ao longo deste ano. Na comparação com 2019, as vendas do Dia dos Namorados de 2021 ficaram 10% abaixo do registrado naquele ano. Em termos reais (descontada a inflação), houve queda de 21% e um volume de vendas R$ 736,8 milhões inferior ao observado há dois anos.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
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