Pesquisar
Close this search box.

Dia dos Avós

Dia dos Avós

Comemoramos no domingo passado o dia dedicado àqueles que são nossos “pais com açúcar”; nossos ascendentes; nossos queridos avós; verdadeiros mananciais onde, muitas vezes, encontramos características tão próximas às nossas, ou quanto ao gênio ou quanto à semelhança física ou quanto aos dois. O Português EM GOTAS dessa semana é dedicado inteiramente a essas criaturas que povoam nossas lembranças ou que ainda nos agraciam com sua presença.

AVÓS X AVÔS

Em se tratando de “avôs”, acredito não haver muitas indagações, pois “avôs” é o plural de “avô”. Agora, quando nos reportamos a “avós” pode ser tanto o plural de “avó” quanto a referência dada a “avô e avó”, juntos. Ex.: 1. “Meus avôs Pedro e Vicente eram italianos”. (plural de avô). 2.“Hoje se comemora o Dia dos Avós” (incluem a avó e o avô). ATENÇÃO: é equivocada a frase “Dia dos Avôs”, até mesmo porque essa data homenageia vovós e vovôs.

EM DIA X EM DIAS

Em termos de expressão o correto é “em dia” (invariável), no sentido de pontualmente; sem atraso; bem informado. No entanto, podemos estar diante de algo que não é uma expressão, mas possui as mesmas palavras da expressão supracitada. Ex.: 1. “Naquele mês pagou em dia as contas, deixando sua avó muito orgulhosa” (expressão). 2. “Em dia de chuva prefiro aconchegar-me em casa”. Notaram a diferença?

VIVA X VIVAM

Em datas comemorativas – no Dia dos Avós, por exemplo – as interjeições são bastante usadas, tais como “viva”. Mas o que são interjeições? Segundo consta no Dicionário Aurélio Eletrônico: “interjeição. s. f. E. ling. Palavra ou locução com que se exprime um sentimento de dor; de alegria; de admiração; de aplausos; de irritação etc”. Aqui, além da definição, busca-se alertar que toda interjeição é invariável, isto é, permanecerá na terceira pessoa do singular, ainda que o sujeito esteja no plural. Em contrapartida, quando “viva” advém do verbo “viver”, aí sim, haverá, obrigatoriamente, flexão de acordo com o sujeito. 1. “Viva, meus amados avós, que tanto me ensinaram no correr de sua trajetória” (interjeição). 2. “Que minha estimada avó viva ainda por muitos anos” (verbo). 3. “Rezo para que meus avós vivam sempre assim, saudáveis e alegres” (verbo). Fica a dica!

Joyce Tino

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar