Pesquisar
Close this search box.

DIA DO APOSENTADO

No Amazonas são mais de 275 mil aposentados inscritos no INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) que recebem benefícios da Previdência Social. Cerca de R$ 235 milhões pagos por mês, o que representa mais de R$ 2 bilhões por ano, pagos aos pensionistas amazonenses, segundo dados do Instituto que comemora 91 anos de criação.
De acordo com o superintendente em exercício do INSS-AM, Vitor Daniel Orsini Victória, 60% da renda dos municípios brasileiros são fomentados pela Previdência Social na forma de benefícios pagos aos aposentados pensionistas que vivem exclusivamente dessa renda. Correspondendo a um valor superior ao liberado pelo FPM (Fundo de Participação dos Municípios). “Significa que a Previdência Social em mais de 60% dos municípios brasileiros é a grande geradora de renda. E quem faz o comércio funcionar, é o que faz as pessoas viverem realmente”, salientou.
Vitor Victória ainda disse que o trabalho da Previdência Social realizado pelo INSS é fundamental para a redistribuição de renda no país. “Para as pessoas mais humildes e as mais carentes o trabalho do servidor do sistema previdenciário muitas vezes faz a diferença, porque sem dinheiro ninguém vive. Hoje comemoramos o reconhecimento da dignidade social e a Previdência garante isso através de uma renda mensal certa e segura”, concluiu.
O ex-superintendente do INSS-AM, Ubaldino Meirelles foi homenageado durante a solenidade de encerramento da Semana da Previdência, realizada no dia 24 de janeiro, data escolhida em comemoração ao Dia Nacional do Aposentado e Dia da Previdência Social, na antiga sede do instituto no prédio do Iapetec (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Empregados em Transporte e Cargas), localizado na Praça D.Pedro II, Centro Histórico, foi considerado o prédio mais alto de Manaus, atual prédio do INSS.
“Neste ambiente, nesse órgão público de vital importância para sociedade, me realizei pessoal e profissionalmente, inclusive cheguei a ser deputado federal do Amazonas, realmente só tenho a agradecer. Lembro com saudades da interiorização da previdência e das viagens ao interior levando benefícios previdenciários aos lugares mais distantes do Estado, de barco, lancha e carro, lá estávamos proporcionando justiça social levando dias melhores ao homem do interior”, disse emocionado.
Ubaldino Meirelles retribuiu a singela homenagem com o lançamento da obra literária “Pingo nos Is”. No seu livro, o ex-superintendente narra vários fatos acontecidos durante sua gestão, alguns, importantes para a história da instituição e até do Estado do Amazonas entre as décadas de 1970 e 1980, foram 12 anos de trabalho à frente do Instituto, reconhecidos nacionalmente.

Marco histórico
O Dia Nacional do Aposentado se comemora em 24 de janeiro porque nesse dia, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, criando na época, a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro. É o marco histórico da Previdência Social, que até então atendia apenas os funcionários do governo federal e, por esse fato, também se comemora o Dia da Previdência Social.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar