Dia da Música Independente

O Brasil é conhecido por criar e estimular sonoridades variadas para agradar aos mais diversos públicos. E com a proposta de expandir o circuito de música independente no país, a segunda edição do festival livre “Dia da Música” chega a Manaus neste sábado (18). Sucesso absoluto, a primeira edição reuniu nas ruas de São Paulo e Rio de Janeiro vários artistas de destaque da nova música brasileira.
Em 2016, a capital amazonense vai participar da programação especial de shows, que acontece simultaneamente em todo país. “Queremos mostrar que a cena autoral em Manaus é forte e tem um público imenso”, conta uma das produtoras do evento, Patrícia Borges. Segundo ela, a ideia do festival é mapear onde existem lugares para fomentar a música independente.
Em Manaus, o Largo São Sebastião mais uma vez será palco da nova música amazonense. Um dos mais belos pontos turísticos da cidade, o local receberá artistas iniciantes, de destaque na cena e em ascensão nacional. Do punk rock à música brega, o festival promete disseminar a ideia de que música é boa, independente do estilo. “O local tem acesso facilitado para todos e traz como fachada o imponente Teatro Amazonas como divulgação. Além disso, é uma área movimentada e boa para pegar gente nova através da música”, avalia Patrícia.
Atrações
O line up do festival abre com a banda Xaxares Roots formada por Railson Machado (vocais e guitarra), Alek Lewis (baixo) e Luciano Anarcristu (bateria). Formada em 2014, o trio traz composições com um olhar sobre os problemas presenciados na atual sociedade e mensagens de conscientização, combinadas com melodias influenciadas pelo punk rock. A grupo será o mais novo a se apresentar no festival. “A intenção é dar oportunidade e que sabe, decolar na carreira”, conta Patrícia.
Considerado o maior representante do cenário do hip hop amazonense por misturar o estilo com ritmos e influências regionais, o rapper Jander Manauara também se apresentará no Dia da Música. Com letras críticas e irreverentes, o MC contextualiza o cotidiano urbano com a vivência amazônica. O público pode aguardar uma apresentação que mostra a Amazônia de forma diferente, sem focar nas lendas e no folclore.
Em seguida, sobe no palco a Cabocrioulo, uma das mais significativas bandas da cena alternativa de Manaus. Há mais de dez anos no cenário local, a banda possui uma linguagem própria que mistura vários ritmos brasileiros e estrangeiros. Com influência do baião ao maracatu, do reggae ao jazz, o som particular da banda proporciona uma viagem musical a região amazônica. Formada por Milton Cabocrioulo (vocal e violão), Daniel Oliveira (guitarra e vocal), Marcos Cileno (baixo e vocal) e Igor Brasil (bateria) o grupo já participou de festivais importantes de música autoral. A banda também já abriu shows de artistas nacionais como Monobloco, Seu Jorge, Mundo Livre SA e O Rappa.
Quem também se apresenta na noite é Alaídenegão. A banda retrata a realidade urbana e cultural brasileira no cenário musical alternativo por misturar rock experimental a forró e outros ritmos nacionais. Nascida no carnaval de 2008, o grupo já passou por Boa Vista em Roraima, Belém e Ilha de Algodoal no Pará, Olinda em Pernambuco, São Paulo entre outras cidades, tendo explorado o cenário musical alternativo por onde passou. Participou do Festival Cauxi em Manaus, Noite Fora do Eixo em Boa Vista e O Bagulho é nas Alturas em Olinda, além de inúmeras apresentações em bares e casas noturnas.
“Ficamos felizes em participar dessa rede nacional para mobilizar a cena alternativa do Brasil inteiro. O festival celebra as inúmeras bandas e mostra a cena não comercial, o seu trabalho e arte”, disse Agenor Vasconcelos, vocal e baixo da Alaídenegão. A banda também traz Davi Escobar (Guitarra e Voz); Agenor Rafael Angelo (Guitarra e voz); Markito Rock (Flauta e Trompete) e Anastácio Jr. (Bateria), que dentre várias canções, mostrará o trabalho independente lançado 2012 seu último EP intitulado ‘Tecendo o som’ que possui músicas concisas que veem agradando ao público e crítica.
A banda The Stones Ramos completa a noite de shows no Largo. Com irreverência e clássicos da nossa música popular, o Psyco Brega os caras são amantes do estilo musical. Os integrantes mais que irreverentes são Frederico Ramos (O Sucuri de Juruti) -crooner e garimpeiro; Sergismundo Ramos (O Gigante de Barcelos) -guitarras solo e proxeneta; Waldemar Ramos -tocador de órgão e camelô; Genival Ramos (O Cachorrinho de Apuí) -baterista e quituteiro; Miranda Ramos (O Pacovan de Fonte Boa) -baixo (nível) e gigolô; Luna Lunar -backing vocal e Phd em Física Quântica.
Além de Patrícia Borges, Carla Conorí também assina a produção do evento. A programação acontece das 14h às 21h, com acesso gratuito. A realização do evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, ManausCult (Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos) e Bar Caldeira. “A nossa expectativa é inserir a região na rota de grandes produções nacionais realizando um evento de grande relevância para integração entre os artistas locais e o público presente”, finaliza.

Seleção das bandas
Através do site diadamusica foi criada uma rede nacional de troca entre artistas, locais e público. Os artistas, representados pelos usuários cadastrados, demonstraram interesse em tocar nos shows promovidos pelo Dia da Música. Os locais interessados em oferecer seu espaço para a realização dos shows se cadastraram para escolher os artistas e propor a eles que realizassem os shows.
Quanto ao público, formado por qualquer pessoa interessada, se cadastrava para ouvir e escolher seus artistas preferidos e/ou receber informações sobre os shows e locais promovidos pelo Dia da Música. A seleção dos palcos e artistas contemplados para participar do evento simultaneamente em todo o país foi feita por um conselho curador, pelos Patrocinadores e ainda, por votação popular.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email