A amizade é um sentimento de afetividade que é desenvolvido por duas ou mais pessoas. Ela é formada por uma relação de respeito mútuo, bem-querer e parceria. Ser amigo é estar sempre junto, mesmo quando se está longe (física ou geograficamente). É se importar, é cuidar, é incentivar, é alertar, é compartilhar sonhos e objetivos; é rir junto e também chorar junto. Uma amizade pode ter como origem as mais diversas fontes. Pode ser oriunda do ambiente familiar, da escola, da faculdade, da vizinhança etc. Usa-se muito a frase “amizade verdadeira” para definir os relacionamentos interpessoais baseados na sinceridade e na reciprocidade de bons sentimentos. Todavia, esta expressão acaba se tornando redundante e até inócua, pois, se não existir ‘verdade’ em uma relação entre duas ou mais pessoas, logo também não há amizade. O próprio significado da palavra está fundamentando nestes 2 atributos: sinceridade e lealdade.

Em 20 de julho comemora-se no Brasil e em outros países, como Uruguai e Argentina, o Dia Internacional da Amizade (Dia do Amigo). A iniciativa nasceu em decorrência da ida do homem à Lua e ao entendimento de que os povos poderiam realizar ações quase impossíveis desde que tivessem união. O argentino Enrique Ernesto Febbraro foi o precursor da iniciativa. Os dias 18 de abril e 30 de julho também são lembrados como datas importantes neste sentido. Inclusive, em boa parte das nações que comemoram esta ação, o acontecimento é celebrado em 30 de julho. Todavia, independente de calendário, a verdade é que a Amizade é um fator muito importante nas vidas de todas as pessoas, fazendo um bem enorme à saúde, à socialização, à interação e ao desenvolvimento. A Data Alusiva ao Tema foi reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em virtude da importância de se difundir uma cultura de paz e de não-violência. Vários países, dentre eles o Brasil, assinaram um documento ratificando a relevância do incentivo ao respeito, à paz e à tolerância entre os povos, com suas culturas e costumes.

Hoje em dia, porém, para algumas pessoas, o companheirismo fica em segundo plano ou inexiste. Para outros, o mais importante é a busca dos próprios interesses, nem que para isso seja preciso passar por cima de quem quer que seja. Uma triste realidade. O fato é que não podemos abrir mão deste presente que é poder ter amigos e também (tão importante quanto) ser amigo. Sabemos que nenhuma relação é perfeita, seja no âmbito da amizade, do amor ou familiar. Mas quando há solidez, tudo se supera. É preciso nunca abrirmos mão daquilo que realmente importa em nossa existência e em nossa história.

A Bíblia Sagrada, Palavra de DEUS, trata muito sobre a importância da Amizade na vida das pessoas, No Livro de Provérbios, capítulo 17, versículo 17, lemos: “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade”. O Próprio Senhor JESUS falou que aqueles que O obedecem são seus amigos (João 15:14). Ele deu a maior Prova de Amor e de Amizade que alguém poderia dar – a própria vida em favor dos seus amigos; imerecidamente. Isso tudo foi Por Amor e por nos querer sempre perto Dele, como filhos e amigos de DEUS. E JESUS, o Maior Exemplo de Amizade que há, deseja que todos tenham essa comunhão com Ele e entre si também; em lealdade, fidelidade, confiança e dedicação. É uma decisão que depende de cada um de nós. CRISTO está sempre de braços abertos para receber aqueles que estão dispostos também a recebê-Lo como O seu Único Senhor e Salvador, para que Ele faça parte de suas vidas. Finalizo o Artigo de Hoje com o versículo localizado no Livro de Provérbios (Bíblia Sagrada), em seu Capítulo 18 e versículo 24, que diz: “O homem que tem muitos amigos pode congratular-se; mas há amigo mais chegado do que um irmão”. Forte abraço em todos e que vivamos a AMIZADE!

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email