Pesquisar
Close this search box.

Detalhes linguísticos

Detalhes linguísticos

Alguns ainda insistem em rotular a língua portuguesa como um idioma difícil, e aqui não estou me reportando a estrangeiros, e sim a falantes que têm como língua primeira o português. Mas por que isso acontece? Há uma série de conjecturas que buscam explicar rótulos à língua portuguesa, tais como, “idioma difícil”, “língua complicada”. O nosso idioma pátrio é uma língua riquíssima; cheia de meandros; detalhes; é sinuosa e não uma estrada reta e previsível. Sendo assim, temos um arcabouço linguístico vasto, denso, mas que não é difícil, tampouco complicado de entender. Notem, que é necessário dedicação, estudo, empenho e muita leitura para encarar os desafios que a língua portuguesa nos apresenta.

A MEU VER X AO MEU VER

“A meu ver” é a forma preferencial dessa expressão, sendo socialmente mais aceita e recomendada na linguagem formal. Contudo, “ao meu ver” é igualmente correta, sendo que indicada, pela gramática normativa, para povoar a linguagem mais coloquial. Nas locuções “a meu ver” e “ao meu ver”, a palavra “ver” é um substantivo comum masculino. São sinônimas, de: “na minha opinião”, “no meu juízo”. Ex: 1. “Esse desentendimento, a meu ver, deveria ser resolvido com a máxima urgência.” 2. “Paixões, ao meu ver, geralmente são fogo de palha”.

DISCUTIR COM X DISCUTIR SOBRE

São expressões também parônimas, no entanto com significados completamente díspares. Primeiramente, “discutir com” é travar discussão; participar de contenda; indispor-se com; meter-se em discussão. Em seguida, “discutir sobre” é debater; pôr em debate; examinar; defender; questionar.

SERÍSSIMO X SERIÍSSIMO

Os dois superlativos absolutos sintéticos, do adjetivo “sério”, existem sim, mas devem, contudo, adaptar-se ao tipo de discurso, se formal ou se informal. O superlativo “seriíssimo” é a forma mais gramaticalmente correta, no entanto “seríssimo” é a forma privilegiada pelos falantes da língua. “Seríssimo” e “seriíssimo” referem-se a uma pessoa, a alguma coisa ou situação bastante séria, extremamente séria. Fica a dica.

Joyce Tino

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar