Pesquisar
Close this search box.

Destinos gaúchos de aventura estão na internet

Para quem gosta de viajar e conhecer lugares, nada melhor do que estar preparado para qualquer situação. Saber das características, dos potenciais e possibilidades turísticas dos roteiros também é uma grande ajuda para o maior aproveitamento do passeio.
Pensando nos amantes de aventura e daqueles que buscam tranquilidade e sabores da tradição gaúcha, o Sebrae Rio Grande do Sul participou da construção e lançamento de dois novos sites. Através deles, é possível saber mais sobre os projetos Polo de Turismo de Aventura da Serra Gaúcha e o Turismo Rural na Fronteira da Paz – Santana do Livramento / Rivera.
O Polo de Turismo de Aventura na Serra Gaúcha, criado em 2008 como resultado de um conjunto de esforços iniciados em 1988, é um grupo que reúne 21 empresas do segmento na região. O foco principal é a cooperação, a integração e o fortalecimento das empresas, visando transformar a Serra Gaúcha num destino de excelência em turismo de aventura. As cidades englobadas pelo projeto são Canela, Gramado, Caxias do Sul, Cambará do Sul, Bento Gonçalves, Três Coroas e Nova Roma do Sul.
“O Polo foi criado quando se percebeu a imensa potencialidade do segmento de Turismo Aventura, aliado aos diferenciais competitivos da Serra Gaúcha, enquanto destino turístico. No entanto, era necessária a união de esforços e a visão comum para posicionar a Serra Gaúcha como um destino de Turismo Aventura em nível estadual, nacional e internacional”, explica Vânia Regina Silva Fernandes, da Gerência de Comércio e Serviços Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae Rio Grande de Sul.
O portal, segundo ela, será uma importante ferramenta de aproximação dos turistas com as diversas opções de turismo de aventura disponíveis no destino Serra Gaúcha. São mais de 200 imagens, dicas de passeios e eventos, orientações importantes sobre segurança, e a apresentação de cada uma das empresas envolvidas.
“No portal, as empresas têm os seus principais diferenciais e serviços em destaque. A partir dele, o internauta pode acionar diretamente o site de cada empresa e dos principais parceiros estratégicos do Polo de Turismo Aventura na Serra Gaúcha, aprofundando as informações”, completa Vânia. O atendimento online também será colocado à disposição para aproximar as empresas de seus clientes.
Os sabores da tradição gaúcha e as paisagens do Pampa também poderão ser admirados através do portal do Turismo Rural na Fronteira da Paz – Santana do Livramento / Rivera. Os apreciadores deste tipo de rota turística encontrarão informações sobre as atividades desenvolvidas, como cavalgadas, acompanhamento das lidas campeiras, trilhas, descanso, gastronomia, apreciação da história e folclore, acompanhamento de processos produtivos, visita ao Uruguai, além dos serviços, como hospedagem, alimentação, compras nos free shops, visitas e compras nas Vinícolas do Brasil e Uruguai.
O Projeto de Desenvolvimento Turístico do Pampa Gaúcho foi planejado em 2007 e implementado desde 2008. Embora a região já contasse com algumas estâncias que trabalhavam de forma isolada, foi a partir deste projeto que se formou um grupo de empreendedores em Turismo Rural, ampliando os serviços, os negócios e a qualidade no atendimento.
“A região que abrange os municípios de Santana do Livramento e Rivera (Uruguai) tem características muito próprias do Pampa Gaúcho, seja nos seus aspectos naturais como culturais, criando condições ideais para o desenvolvimento do Turismo Rural. As estâncias, as criações, a paisagem e as atividades, como cavalgadas e a gastronomia, são elementos potenciais para atrair visitantes a este segmento turístico”, destaca Marcelo Baranski Feres, da Gerência Regional Campanha e Fronteira Oeste do Sebrae Rio Grande do Sul.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar