Destaque para os Cães de Faro da Receita Federal

Conhecido como o melhor amigo do homem, o cachorro é um animal de bastante personalidade e muitas qualidades, conquistando facilmente a maioria das pessoas com demonstrações de carinho e muita vontade de brincar. Além dessas qualidades os cães também tem o olfato impressionante e extremamente apurado, conseguindo diferenciar cheiros semelhantes e até farejar algo a longas distâncias.

Por causa das suas habilidades, cães são recrutados e treinados pela Receita Federal para detectar drogas em portos, aeroportos e postos de fronteira terrestre, tornando-se agentes caninos a serviço da Aduana brasileira. Em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial das Aduanas, no tocante a utilização de instrumentos não invasivos para detecção de ilícitos no fluxo do comércio internacional, a Receita Federal do Brasil criou em 2010 o Centro Nacional de Cães de Faro (CNCF).

Atualmente o Centro possui em atividade 30 equipes de cães, chamadas também de Equipes K9, que atuam na fiscalização e no controle aduaneiro em todo o Brasil. As apreensões de drogas ilícitas como maconha, crack, pasta base, cocaína, haxixe, DET, metanfetamina, merla, heroína, MDMA e skunk, estão atingindo quantidades cada vez maiores nos últimos anos e parte considerável desses resultados foi alcançada graças a essas equipes.

Em Manaus a Receita Federal possui duas Equipes K9 em atuação, com o veterano ODIN e o novato DECO, ambos agentes caninos especializados e sempre prontos para combater o trafico de drogas. ODIN já é conhecido em Manaus por sua atuação em várias operações do Serviço de Vigilância e Repressão da Alfândega do Porto de Manaus, e somente em 2019 ele atuou na apreensão de mais de 2,5 toneladas de drogas, sem contar com sua participação em operações do Departamento de Investigação sobre Narcótico da Polícia Civil do Estado do Amazonas. No ano de 2020 ODIN e DECO já ajudaram a encontrar mais de uma tonelada de drogas.

Com esses agentes caninos confirmamos que o cão é realmente o melhor amigo do homem.

Na Rádio Encontro das Águas

As informações da Coluna são transmitidas semanalmente nas quartas e quintas no Grande Boletim Encontro das Águas (FM 97.7), com locução da jornalista Shirley Assis, apresentadora oficial dos sorteios mensais e especiais da Campanha Nota Fiscal Amazonense, na TV Encontro das Águas.

Relação entre finanças públicas e pessoais é tema de live da Educação Fiscal

O Programa de Educação Fiscal da Secretaria da Economia de Goiás realizará nova conferência virtual nesta quarta-feira, 10 de junho, às 20 horas de Brasília. Tom Barros, auditor federal de finanças e controle do Tesouro Nacional, vai tratar do tema: “O papel da Educação Fiscal no fortalecimento das finanças públicas e pessoais”.

Durante a live o conferencista vai explicar como ferramentas inteligentes na formação de crianças contribuem para a compreensão de conceitos financeiros da vida pública e da vida privada.

Basta acessar, no horário previsto para o início da live, o link: https://us02web.zoom.us/j/84347300936. Posteriormente, o vídeo ficará disponível no canal do youtube “Educação Fiscal Goiás”.

Encat virtual

Com o tema Reforma Tributária, o Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais – Encat, realiza no dia 15 de junho, das 15 às 18h (horário de Brasília), o Encat Virtual, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Sefaz/AL.

O evento será aberto ao público e terá as participações das seguintes autoridades: Eudaldo Almeida (Coordenador Geral do Encat), Márcio F. Verdi (Secretário Executivo do CIAT), Luiz Carlos Hauly (Consultor Tributário), Rafael Fonteles (Presidente do Comsefaz) , Eurico de Santi (Diretor do CCIF) e José Barroso Tostes Neto (Secretário Especial da Receita Federal do Brasil). 

Instagram: https://www.instagram.com/sefazal

Youtube: https://www.youtube.com/user/sefazalagoas

Facebook: https://web.facebook.com/sefazal

Coluna homenageia 

Esta Coluna é dedicada aRoberto Cesarino, Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil, condutor do agente canino Odin, e ao Serviço de Vigilância e Repressão da Alfândega do Porto de Manaus.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email