Pesquisar
Close this search box.

Destaque para o Amazonas

Apresentando sinais de recuperação de impactos da pandemia de Covid-19 na economia, o Amazonas se destacou no cenário nacional ao registrar alta de 7,3% na produção industrial no mês de agosto, na comparação com julho de 2021. De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada na sexta-feira (08), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o crescimento foi puxado pelo desempenho dos setores de bebidas e de equipamentos de transportes. De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jório Veiga, a flexibilização das medidas restritivas da pandemia nos outros estados impulsionou o crescimento industrial no Amazonas. “O Governo do Amazonas priorizou a atividade industrial, de forma que foi possível manter abastecido o mercado brasileiro, em acordo com as indústrias que têm um bom controle do seu ambiente de trabalho, que os deixa seguros o suficiente para desenvolver a atividade industrial”, disse ele.

AUDIÊNCIA

A Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa do Amazonas promoverá na segunda-feira (11) sua terceira audiência pública do ano com a Secretaria de Estado da Fazenda para avaliar o cumprimento das metas fiscais referentes ao segundo quadrimestre de 2021. A reunião está prevista para iniciar às 10h, em modo virtual, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

SEM AFTOSA

febre aftosa
Foto: Divulgação

O Estado do Amazonas vai suspender a vacinação contra febre aftosa em novembro de 2022, nos 49 municípios onde a imunização ainda ocorre. Com isso, será possível pleitear para essas cidades o status sanitário nacional “livre de febre aftosa sem vacinação” em 2023, e o reconhecimento internacional desse status junto à Organização Mundial da Saúde Animal  em 2024, antecipando em dois anos o cronograma previsto no Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

FORTALECIMENTO

O governador Wilson Lima (PSC) recebeu, durante esta semana, na sede do Governo do Amazonas, Compensa, zona oeste, representantes de diversos segmentos da indústria de eletroeletrônicos, do mercado de distribuição de petróleo, do varejo e de alimentos. Os encontros são para atrair novos investimentos e ampliar a geração de emprego e renda, fortalecendo principalmente o Polo Industrial de Manaus.

INNOVARE

O projeto Órfãos do Feminicídio, idealizado pelo Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, é finalista do 18º Prêmio Innovare. A iniciativa tem o objetivo de prestar assistência jurídica e psicossocial a crianças e adolescentes que perderam suas mães para o feminicídio.

HPV

câncer
Foto: Divulgação

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas retomou as atividades do estudo sobre a associação do papilomavírus humano com o câncer de cabeça e pescoço no Brasil. O início das ações foi marcado pelo treinamento de quatro novos coletores de dados e monitoria com os integrantes do projeto.

PRÉ-COP

Prefeitura de Manaus participou da “Pré-COP 26”, conferência internacional sobre meio ambiente que começou na última quinta-feira, 7/10, em São Paulo (SP), e contou com painéis de temas como: mobilidade urbana; infraestrutura urbana; saneamento básico; plano climático; sustentabilidade; educação ambiental; resiliência urbana e gestão de resíduos. O Pré-Cop é o principal evento das Américas antes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontecerá em Glasgow (Escócia) em novembro.

ATENDIMENTOS

Nos primeiros nove meses do ano, a Prefeitura de Manaus realizou mais de 32 mil atendimentos no Instituto Municipal de Planejamento Urbano, uma média de 3.632 por mês. Por dia, a autarquia atendeu 121 pedidos de requerentes de toda a cidade. Em setembro, foram 4.346 solicitações, uma média de 57 por dia, incluindo 3.131 e-mails, 1.215 por telefone e 456 processos formalizados. Nesse atendimento então processos, orientações, despachos, envio de documentação, entre outros procedimentos, para o requerente ter acesso aos serviços da autarquia. O acumulado no ano é de 32.691.

INVESTIDOR

Com o objetivo de apresentar as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, o titular da pasta, Radyr Júnior, reuniu-se com o investidor italiano, Nunzio Bevilacqua. Foi uma conversa inicial onde o estrangeiro pôde apresentar os projetos e outras instituições que podem contribuir com Manaus, com a população, mas também com o governo. 

FASE AMARELA

O Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19, em reunião na sexta-feira (08), após avaliar os dados relacionados à pandemia, definiu que o Amazonas está na fase amarela em relação às restrições, ou seja, em baixo risco, mas em alerta. O comitê também estabeleceu novos protocolos, que começam a valer a partir de 1º de novembro, para eventos esportivos e grandes eventos.

FRASES

omar

“Nem em nossos piores pesadelos imaginaríamos que 600 mil brasileiros perderiam suas vidas por causa da irresponsabilidade de nossos governantes.” Omar Aziz (PSD), senador

“Minha luta é ser guardião da Amazônia.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), pré-candidato a presidente da República nas prévias tucanas

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar