Muitas pessoas passam a vida inteira fazendo muitas atividades, cumprindo muitas rotinas, mas terminam o dia sem a sensação de dever cumprido, sem a satisfação de terem feito o que realmente é importante e se perdem em rotinas sem sentido e tarefas sem importância. Total perda de tempo e desperdício de energia.

Muitas pessoas param comigo e perguntam estratégias para ter maior e melhor gerenciamento do tempo. Sempre que posso busco fazê-las refletir sobre todas as áreas de sua vida para entenderem se é realmente falta de tempo ou outros pontos na vida que tem feito desperdiçar força, vigor e energia.

Muitos vivem uma vida sem analisar todos os aspectos que fazem perder tempo, sem pensar onde estão gastando o precioso e valioso tempo em atividades sem sentido. O primeiro ponto sobre tempo é que ele passa como um vento suave e não volta mais.

Gestão do tempo para eliminar os vilões que tem tirado seu foco, gerado distração, perturbado sua atenção, diminuído a sua concentração nem sempre estão ligados a falta de técnicas e ferramentas, e muito tem de falta de olhar a vida como um todo e percebido nos pequenos detalhes ações circunstâncias roubando sua energia e com baixa vitalidade não tem como ser verdadeiramente produtivo.

Os vilões do tempo aparecem em todas as áreas primárias e nos distanciam de uma vida saudável. Isto mesmo, gestão do tempo, antes de qualquer coisa, serve para que tenhamos mais saúde. Saúde emocional, espiritual, física e mental

Pense então: 

É falta de tempo ou falta fé, esperança, confiança que vem da prática e conexão espiritual? 

É falta de tempo ou sua relação com seus pais e irmãos andam tão fragilizada gerando frustação, mágoa e toda tristeza leva você para pouca energia? 

É falta de tempo ou falta uma relação conjugal saudável, com alguém que possa compartilhar sonhos e programar metas para o futuro? 

É falta de tempo ou sua relação com seus filhos tem tanta culpa que quando no trabalho não consegue concentrar e quando em casa com eles não consegue de fato ter atenção para esta relação? 

É falta de tempo ou você não tem drenado energia e tem vivido uma vida de tensão? Sem momentos de descontração, ócio criativos?

É falta de tempo ou você não consegue um sono restaurador para ter mais vigor durante as horas para trabalhar?

É falta de tempo ou são tantas preocupações financeiras que usar um momento para renegociar suas dívidas, pensar novas fontes de renda trariam a tranquilidade necessária para melhor performar?

É falta de tempo ou ausência de competência que não encontra um novo sistema, uma melhor tecnologia, um jeito mais rápido e eficaz para fazer o que tem feito?

É falta de tempo ou emocionalmente você encontra-se instável inviabilizando a atenção total no que faz?

É falta de tempo ou você desconhece uma maneira mais adequada para organizar sua rotina?

É falta de tempo ou ausência de amigo fieis verdadeiros que lembre você de que este não é o melhor caminho e você acaba gastando tempo em tarefas desnecessárias?

É falta de tempo ou você quer agradar todas as pessoas e “precisar” estar em lugares em que não precisaria ir?

É falta de tempo ou seu exames médicos não estão em dias e hoje você precisa de reposição de vitaminas, hormônios que lhe dariam outro estado físico e disposição?

Certamente não vou esgotar todos os pontos, mais quando pensamos em desperdiçadores de tempo é importante avaliar todas as áreas da sua vida: espiritual, parentes, conjugal, filhos, social, servir, saúde, intelectual, profissional, financeiro, emocional para que ao avaliar sua saúde pense que usar bem o tempo é para que guiado por uma “bússola” encontre o norte da sua vida e com ela planeje as ações do seu relógio na agenda e organize cada areia de segundos que caem na ampulheta. Viu a cena de cada uma dessas etapas?

E ao avaliar sobre seu norte, seus objetivos pessoais encontro razões significativas para eliminar os desperdiçadores práticos do dia a dia, como: procrastinação, reuniões improdutivas, horas de TV, séries desnecessárias, redes sociais, e-mails sem motivos, má delegação, responsabilidades confusas e tantos outros que fazem o tempo esgotar sem perceber.

Uma boa dica que posso dar para eliminar ou excluir completamente estes desperdiçadores internos ou externos que nos aparecem chamo de 5C’s:

1 – Conhecimento – O auto conhecimento de quais são seus principais desperdiçadores são vitais para que você realmente pense em como eliminar. Relacione o que tem impedido você de resolver mais rápido, não adiar as tarefas, ter mais foco, guiar sua rotina pelas prioridades e etc.

2 – Causas – Ao tomar consciência dos seus desperdiçadores através do conhecimento é possível avaliar as causas, por exemplo será que você procrastina por que o seu perfil é muito perfeccionista e então adia as tarefas até que esteja com o planejamento perfeito e acaba por não fazer nunca?

3 – Consequências – Deixando para depois o que já pode fazer mesmo sem ter todas as informações geram a frustação de não ver seus sonhos realizados ou protelado boas realizações em busca do perfeito que não chega nunca.

4 – Combate – Com autoconhecimento sobre seus desperdiçadores, maior entendimento das causas e consequência é possível ter clareza de maneiras para eliminar. Combater é estabelecer ações concretas para resolver este problema e eliminar este ladrão que tanto tem roubado seu tempo, consequentemente sua vida mais plena e produtiva.

5 – Controle – Crie indicadores de eliminação para celebrar as mudanças de comportamento e novos resultados.

Eu torço por mais abundância em sua vida e tempo não é o problema, ele é o mesmo para todas as pessoas em qualquer lugar do planeta. A pergunta é: como você tem usado o que tempo que ainda tem, afinal, você não decidiu quando ele iria começar para você e também não decidirá quando terminará.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email